Mercado de Trabalho

10 erros a evitar em entrevistas de emprego

26 Abril 2023

Numa altura em que estás a pensar lançar-te ao mercado de trabalho, seja através de um estágio curricular ou profissional, ou enveredar pela tua área com uma ambição mais duradoura, é importante prepares-te para uma fase obrigatória: a entrevista de emprego.

Como na maior parte das vezes a primeira impressão é determinante, eis 10 erros comuns que a consultora Michael Page elaborou como aqueles a evitar.

1. Chegar atrasado/faltar

Demonstra falta de responsabilidade. Quem quer um profissional com que não tem a certeza se pode contar? Ninguém.

2. Imagem descuidada

Não falamos em imagem x ou y, mas sim numa apresentação profissional e, sobretudo, adequada ao cargo. Para saber se estamos com a identidade visual certa, convém estudar a instituição.

3. Falta de bom-senso

A Michael Page fala em 'falta de humildade'. Preferimos adaptar a falta de bom-senso por ser mais lato. É importante que saibas estar, falar e por fazes mais vale dizer menos do que mais para evitar cometeres erros como show off. Deves sobretudo ser seguro das tuas capacidades, mas do que vangloriares-te com as mesmo.

4. Comunicação desorganizada

Responde àquilo que te perguntam e dá inputs necessários à conversa. Tenta não esquecer informação relevante naquele momento e evita andar para trás na conversa.

5. Ficar 'preso' ao currículo

O teu currículo espelha aquilo que fizeste na vida portanto não deverá ser necessário estares a olhar para ele durante a entrevista. Deves saber as coisas naturalmente

6. Revelar demasiado sobre a vida pessoal

Informações pessoais que não tragam inputs necessários à conversa são de evitar. Trata-se de uma vaga de emprego e não de um conversa de amigos. Considera que a pessoa que tens à frente terá muitas pessoas para entrevistar e alongares-te com coisas acessórias poderá resultar em frustração para a contraparte.

7. Falta de conhecimento sobre a vaga/organização a que se candidata

Se vais a uma entrevista de emprego é porque algum interesse reside da tua parte. Isso passa por saberes o máximo possível sobre o cargo e sobre a organização pois serás encarado como alguém motivado e pró-ativo.

8. Pouca objetividade

Este ponto prende-se bastante com a comunicação mas também com as nossas certezas. Devemos parecer determinados e confiantes naquilo que queremos. Essa é sempre uma mais-valia num recurso humano.

9. Colocar outas pessoas em causa

Criticar pessoas ou justificar saídas de antigos empregos não deve fazer parte da entrevista para um novo emprego. Se perguntarem porque saíste de determinado sítio, procura focar-te nas tuas opções e não tanto nos condicionamentos de terceiros.

10. Falta de comprometimento

Nunca te esqueças de que a decisão de ir à entrevista foi tua e por isso a imagem que estás a passar é que tens interesse em ficar (mediante condições, claro). Assim sendo, não procures mascarar aquilo que sentes sobre a oferta e procura ser sincero com o entrevistador sobre a possibilidade de vires a ficar a colaborar com essa organização.


DEIXA UM COMENTÁRIO