Life Hacks

4 erros que todos os estudantes cometem

1 Junho 2021

A maioria de nós, estudantes, comete muitos erros simples que facilmente podem ser corrigidos. Nesta lista, vais ficar a saber quais são os erros mais comuns e como os podes evitar, para conseguires ser mais produtivo e obteres melhor resultados. 

Dormir pouco

Sem darmos conta disso, muitas vezes dormimos menos horas que as necessárias. O nosso corpo precisa de, em média, 8 horas de sono por dia para recuperar energias e ficarmos mais leves.

Por isso, estabelece um horário para ires dormir e respeita-o. Se vais acordar às 07:00h, não te esqueças que às 23:00h já tens de estar a dormir.

Deixar tudo para o dia antes do teste/exame

A única forma de correr uma maratona é correr um bocadinho todos os dias. Com os testes e com os exames, também funciona assim. Muitos de nós deixamos tudo para a última da hora e, quando já é tarde demais, temos imenso para estudar. Acumulamos quantidades enormes de trabalho.

Tira uma hora ou duas para estudar, por dia, e vais ver que esse trabalho parecerá muito menor. Vais ter mais tempo para ti e acabam-se, assim, as diretas de estudo que te fazem tão mal.

Não tirar dúvidas

Por muito que alguns professores não nos inspirem confiança ou pareçam ser reservados, eles estão lá para nos guiar e o papel deles é ajudar-nos a darmos o nosso melhor. Quando surgem dúvidas, é normal termos medo de dar parte fraca e ficamos com elas só para nós.

No entanto, aconselho-te a falares com o professor e a pedires ajuda. Ele vai tirar as tuas dúvidas e só assim o teu estudo será verdadeiramente rentável. Não tenhas medo, é a errar que se aprende.

Viver só dos estudos

Quer estejas na faculdade ou no secundário, é importante que saibas que os estudos são uma parte muito importante de tua vida, mas há mais para lá do horizonte. Os estudos não são tudo.

É importante que tires tempo para ti e que desenvolvas as tuas soft skills, que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Faz exercício, junta-te um clube, aprende uma língua nova ou lê um livro novo. Assim, quando regressares ao estudo, vais estar ainda mais focado.

 

 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO