Arregaça as mangas!

4 Sítios Brutais para Fazeres Voluntariado!

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
20 Outubro 2023

👉 Queres ter um papel mais ativo na sociedade? 

👉 Gostavas de impactar a vida dos que te rodeiam? 

👉 Um dia mais tarde, ambicionas olhar para trás e orgulhar-te do legado que deixaste? 

 

Foi precisamente a pensar em ti, que reunimos aqui um conjunto de projetos, nos quais poderás vir a dar vida a essas tuas ambições!

 

1. Just a Change

A Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas para pessoas carenciadas. Até à data, graças à colaboração de milhares de voluntários, já foi possível reconstruir centenas de casas e instituições!

 

Mas como é que tudo isto funciona? 

Existem 2 programas aos quais te podes juntar:

- Os Just a Change Camps, que decorrem nos meses de verão, um pouco por todo o país, e contam com a duração de 13 dias;

- E os Bootcamps Semanais, que decorrem no período de férias académicas, tanto na cidade de Lisboa, como na cidade do Porto.

 

Queres ajudar a reconstruir casas e transformar vidas? 

👉 Descobre mais sobre este projeto aqui.

 

 

2. U. Dream

A U. Dream tem como missão transformar comunidades, com o potencial de cada um, e fá-lo inspirando pessoas normais a fazerem coisas extraordinárias!

 

Como como participar? 

Existem 2 programas aos quais te podes juntar:

- A U. Academy que, ao longo de um semestre académico, te dá acesso a sessões de formação, ações de voluntariado e de celebração e, por fim, te concede o privilégio e a responsabilidade de realizar sonhos;

- E a U. Community, que te permite aderir a uma plataforma repleta de oportunidades de voluntariado, formação, eventos e sessões inspiracionais, para que possas aprender a fazer a diferença na tua comunidade.

 

Queres ajudar a realizar sonhos?

👉 Sabe mais aqui.

 

 

3. VO.U

A VO.U é uma associação de voluntariado universitário, focada em promover ações de carater social, científico, educativo, desportivo, cultural, ambiental e de defesa dos Direitos do Homem e dos Animais! Neste momento, conta já com 10 projetos, distribuídos por 3 planos.

 

Ora espreita:

Plano Mundo - Focado em consciencializar a sociedade acerca da importância dos direitos humanos e de outras temáticas globais. 

- VO.U Olhar o Mundo: Aqui podes consciencializar a comunidade através de publicações nas redes sociais, debates, workshops e palestras;

- VO.U Formar: Neste contexto podes desenvolver sessões de formação e workshops relacionados com Direitos Humanos.

 

Plano Ponte – Focado no acompanhamento social.

- VO.U Acompanhar: Aqui podes ajudar a combater o isolamento social e contribuir para o bem-estar das pessoas idosas, fazendo-lhes visitas regulares;

- V.OU Rodar Cultura: Neste projeto podes ajudar a democratizar o acesso à cultura, através da partilha de referências e de experiências sobre o tema;

- VO.U Pirueta: Neste caso podes dar aulas de dança a crianças e idosos, em contexto de ATL’s, Casas de Acolhimento, Lares de Idosos e Centros de Dia;

- VO.U Crescer: Aqui podes ajudar instituições que recebem crianças e jovens de famílias desfavorecidas, predispondo-te a oferecer, a essas crianças e jovens, apoio ao estudo. 

 

Plano Vida – Focado na promoção da saúde, no bem-estar animal e na defesa da natureza.

- VO.U Cuidar: Neste projeto terás oportunidade de contactar de perto com as populações mais vulneráveis;

- VO.U pela Natureza: Neste contexto podes consciencializar a sociedade para a importância de adotar medidas que permitam conservar a natureza e a biodiversidade;

- VO.U pelos Animais: Aqui podes ajudar associações que promovem o bem-estar animal e sensibilizar a população para a causa;

- VO.U Socorrer: Neste projeto podes dar formações de primeiros socorros em instituições, escolas e faculdades.

 

Queres ter um impacto positivo na tua comunidade?

👉 Descobre mais aqui.

 

 

4. ExplicaMisto

Este é um projeto que tem como missão apoiar estudantes do ensino secundário, os quais, devido às suas dificuldades financeiras, não dispõem dos recursos necessários para aceder a explicações particulares!

Tudo isto só é possível, graças ao apoio de estudantes do ensino superior, como tu, que se voluntariam a ajudar os estudantes do ensino secundário a perseguirem os seus sonhos, garantindo que têm as bases necessárias para construir o futuro que merecem.

Se gostavas de te juntar a esta organização, enquanto explicador@, e ser mentor@ de um@ estudante, basta inscreveres-te na plataforma e preencheres a tua disponibilidade, que a plataforma trata de criar o match entre ti e @ explicand@.

De seguida, podes dar as explicações a partir de qualquer parte do mundo, uma vez que funcionará tudo em regime online. Prático, não é? 😉

Para além disto, tens ainda a vantagem de poderes aceder a workshops e outras iniciativas, que te permitirão desenvolver, enquanto pessoa e enquanto profissional.

 

Queres tornar-te mentor@?

👉 Sabe mais aqui e aqui.

 

 

Para mais dicas e sugestões, segue-nos aqui. 😎


DEIXA UM COMENTÁRIO