Arregaça as mangas!

5 razões para fazeres voluntariado!

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
17 Outubro 2023

Todos nós já ouvimos falar de voluntariado. Todos nós temos um amigo ou um familiar que já fez ou ainda faz e temos alguma curiosidade em experimentar... Mas quais são os benefícios associados a esta prática?

 

É isso que vamos descobrir já de seguida! 😉

 

1. Permite-te sair da tua bolha 🫧

Fazer voluntariado coloca-te em contacto com realidades diferentes, por vezes, bem diferentes da tua, o que te permite desenvolver uma maior empatia para com o mundo em teu redor.

Para além disso, o contacto com pessoas novas pode ajudar-te a desenvolver as tuas skills sociais, de tal forma, que consigas melhorar a forma como geres os teus relacionamentos interpessoais.

 

2. É uma aposta no teu desenvolvimento pessoal 💪

Quando decides fazer voluntariado, para além de te disponibilizares a ajudar quem precisa, disponibilizas-te a conhecer-te melhor.

O facto de estares em contacto com pessoas novas, realidades e tarefas, completamente diferentes, daquelas a que estás habituad@, vai trazer-te alguns desafios, e são exatamente esses desafios, que te vão pôr à prova e ajudar-te a conheceres-te melhor!

 

3. Vais aumentar a tua rede de contactos, aka “fazer networking e cenas” 📱

Regra geral, as atividades de voluntariado são desenvolvidas em equipa, o que significa que vais poder criar novas amizades e expandir a tua rede de contactos.

Além disso, tendo em conta o contexto em que estás a conhecer estas pessoas, é bem provável que possas contar com elas “para a vida”, afinal, ao disponibilizarem-se para fazer voluntariado, já estão a demonstrar toda a sua proatividade e sentido de responsabilidade social!

 

4. Potencia o teu currículo e a tua carreira  💼

Nesta fase do campeonato, é perfeitamente normal que, ao fazeres um currículo, sintas alguma dificuldade em preencher a secção que diz respeito à “experiência profissional”. Nem sempre é fácil compatibilizar os estudos com um emprego...

Uma boa solução para lidar com essa situação são os projetos e atividades extra curriculares em que te envolves, nomeadamente, a prática de voluntariado.

Se se tratar de um compromisso sério e duradouro e sentires que faz sentido para ti considerá-lo como um “verdadeiro trabalho”, cabe-te a ti decidir e, depois, basta defenderes o teu ponto de vista na entrevista. O teu brilho nos olhos a falar sobre algo que te move e te apaixona será quanto basta para cativar o recrutador, acredita!

 

5. Melhora a tua qualidade de vida 👌

Parece clichê, mas é muito importante: ajudar os outros permite-te gerar um impacto positivo no mundo, o que promove um sentimento de realização inexplicável, capaz de diminuir os teus níveis de stress e de ansiedade e de aumentar os teus níveis de felicidade!

 

Se estamos a afirmar que ao fazer voluntariado serás mais feliz? Sim, estamos!

Se não acreditas... Desafiamos-te a experimentar. 😊


DEIXA UM COMENTÁRIO