Mercado de Trabalho

5 Vantagens das Atividades Extracurriculares para o Mercado de Trabalho!

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
23 Outubro 2023

Atividades extracurriculares são atividades em que te envolves para lá do teu currículo académico, que é como quem diz, atividades em que te envolves para além das unidades curriculares “obrigatórias” da faculdade. Tudo certo até aqui? 😉

 

Vamos agora olhar para alguns exemplos deste género de atividades, por forma a garantir que “estamos tod@s na mesma página”. Assim sendo, alguns exemplos de atividades extracurriculares são: a prática de desporto ou de um instrumento musical; a aprendizagem de uma nova língua e o envolvimento em projetos, tais como, voluntariado, grupos artísticos, júnior empresas, associações de estudantes, organização de eventos e muito mais...

 

Agora que estamos todos “sintonizad@s”, estamos pront@s para descobrir de que forma estas atividades podem representar uma grande mais-valia no mercado de trabalho!

 

Vamos a isso? 😀

 

1.     Ajudam-te a conheceres-te melhor  🫵

Quando te envolves em atividades extracurriculares predispões-te a sair da tua zona de conforto. No fundo, estás a contactar com realidades completamente novas, as quais não dominas, mas estás dispost@ a aprender. É perfeitamente normal que, ao longo deste processo, descubras mais sobre ti. Talvez novas aptidões, que não fazias ideia que tinhas ou até novos interesses que estavam ainda por explorar!

Este autoconhecimento vai revelar-se fundamental aquando da tua entrada no mercado de trabalho, na medida em que te ajuda a perceber 2 coisas: o que desperta o teu interesse e aquilo que és bom a fazer.

Com esta informação preciosa, será muito mais fácil selecionares as oportunidades de trabalho que fazem match contigo ou os cargos que, já dentro de uma empresa, te encaixarão que nem uma luva! Por isso, já sabes, não evites o autoconhecimento. Conheceres-te a ti própri@ é um grande trunfo!

 

2.     Elevam o teu networking para o próximo nível  📈

Quando estamos 100% focad@s em ir às aulas e tirar boas notas é natural que as únicas pessoas com quem contactamos sejam: a nossa família, os amigos do costume e os colegas de turma. Porém, quando abrimos a porta às atividades extracurriculares, estamos também a abrir a porta a um conjunto de novas pessoas que entram na nossa vida! A partir desse momento, passamos a ter a família, os amigos do costume, os colegas de turma, mas também, os colegas da atividade extracurricular A, os colegas da atividade extracurricular B e por aí fora...

Ora, este contacto com novas pessoas, não só te pode ajudar a desenvolver as tuas skills sociais, que por sinal são altamente valorizadas no mercado de trabalho, como também, te pode vir a dar muito jeito no futuro, na medida em que, uma boa lista de contactos é sempre um excelente recurso, tanto para arranjar boas oportunidades de emprego, como para contribuir para a expansão dos negócios da empresa para a qual já possas desempenhar funções! Faz-te sentido?

 

3.     Dão-te conteúdo para o CV  🙌

Por vezes, quando somos recém-licenciados ou recém-mestres e começamos a procurar oportunidades de estágio ou um primeiro emprego, há um desafio que se atravessa no nosso caminho: como vou preencher tanto espaço em branco no meu currículo?

É aqui que, mais uma vez, as atividades extracurriculares desempenham um papel de destaque! Muit@s candidat@s não as incluem no currículo, por acreditarem que não têm muita importância, mas a verdade é que podem fazer toda a diferença, sobretudo para quem ainda não têm muita experiência profissional.

No fundo, se te envolveres em atividades extracurriculares relacionadas com a tua área de trabalho, numa primeira fase, essas atividades podem, perfeitamente, contar como experiência, o que te dará logo um boost de confiança no teu currículo, na medida em que permite apresentar resultados concretos do teu trabalho!

A título de exemplo, imagina que tinhas sido redator da Associação Future e que agora te estavas a candidatar a uma vaga de emprego para uma redação de um jornal. Faria todo o sentido incluíres esta tua atividade extracurricular no teu currículo, afinal, a experiência que te permitiu adquirir colocava-te em vantagem face aos demais candidatos, certo?

 

4.     Demonstram ao recrutador quem tu és  😊

Coloca-te no lugar do recrutador, se te apresentassem um currículo de alguém que praticou desporto federado ao longo de mais de 10 anos, o que poderias, automaticamente, inferir? Que estavas perante uma pessoa comprometida, proativa, interessada, que sabe trabalhar em equipa e que, provavelmente, sabe gerir bem o seu tempo?

Pois é, o facto de um jovem se predispor a investir os seus “tempos livres”, ao longo de mais de 10 anos, na prática desportiva, diz-nos que: assume compromissos sérios e duradouros, está disposto a fazer mais do que a média, é interessado, porque procura envolver-se em atividades que de facto o motivem, sabe trabalhar em equipa, por se tratar de um desporto coletivo e, para conseguir compatibilizar esta atividade com os seus estudos, ao longo de tanto tempo, teve, necessariamente, de desenvolver a sua capacidade de gestão de tempo. 

Este é apenas um exemplo de uma das mil atividades extracurriculares nas quais te podes envolver. Contudo, permite clarificar que o facto de te envolveres numa atividade, para lá do teu currículo académico, pode dizer muito mais sobre ti, do que tu julgas!

 

5.      Treinam a tua resiliência  💪

São os desafios que encontramos ao longo da nossa vida que nos ajudam a desenvolver a nossa capacidade de lidar com a frustração/desmotivação, tornando-nos mais resilientes, competência que é, absolutamente decisiva, no mercado de trabalho!

A faculdade permite-nos aprender e dá-nos vários desafios. Porém, as atividades extracurriculares apresentam a grande vantagem de constituírem uma espécie de “laboratório” da vida real.

Imagina que, no futuro, queres ser gestor de eventos. Se a tua atividade extracurricular estiver relacionada com a organização de eventos, já estarás mais “calejado” face aos vários tipos de desafios que poderás encontrar no caminho. De tal modo que, não só já não te apanharão de surpresa, como também, já terás desenvolvido estratégias para lidar melhor com eles. Por isso, não serão capazes de gerar em ti um nível de frustração de tal ordem, que coloque em causa a tua capacidade de ser resiliente.

 

Agora que já estás a par das vantagens que as atividades extracurriculares podem trazer para a tua vida, de que estás à espera para te inscreveres em, pelo menos, uma? 🧐

 

Dicas de milhões para quem não sabe por onde começar:

1.     Pensa nos teus interesses;

2.     Considera os teus objetivos de carreira e de vida;

3.     Pesquisa quais são as opções que tens à tua disposição;

4.     E troca ideias com amigos e familiares.

 

Boa sorte! 🤞


DEIXA UM COMENTÁRIO