Arregaça as mangas!

O método infalível para resistires à procrastinação!

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
5 Dezembro 2023

Deixa-me adivinhar: estás neste momento a fazer scroll no Instagram, mergulhad@ em toda uma espiral de procrastinação, da qual não te apetece mesmo nada sair? 😅

Bom, parece que estás com sorte! A procrastinação trouxe-te até ao artigo certo.

Continua a fazer scroll, mas desta vez para descobrires o método que te vai ajudar a focares-te, de uma vez por todas, nas tarefas que tens para realizar. 😉

 

1) Procura perceber qual é a causa 🧠

O primeiro passo para superares a procrastinação é perceberes quais são as causas que estão por detrás do comportamento. É frequente procrastinarmos porque não sabemos como executar uma tarefa ou quando temos medo de não a conseguir executar tão bem, quanto gostaríamos. 

Após compreenderes quais são os reais motivos que estão a despertar os teus sentimentos menos positivos, vais sentir-te mais preparad@ para lidares com eles e dares início às tarefas que tens para fazer.

 

2) Organiza as tarefas em função do tempo que tens ⏱

Já nesta fase, é importante organizares as tarefas que tens para realizar, em função do tempo que tens disponível. Para o efeito podes recorrer a várias técnicas, como é o caso das checklists ou dos blocos de tempo.

Lembra-te só de traçares objetivos realistas e de definires prazos, mesmo que eles não existam de facto. Desta forma, consegues ter uma melhor perceção da realidade, o que te ajuda a gerir o teu tempo de uma forma mais eficiente e, consequentemente, a combater a procrastinação. 

 

3) Aplica a regra dos 2 minutos ⏰

Quando estiveres a organizar as tuas tarefas, deves procurar perceber se existem algumas que são tão rápidas e fáceis de executar, que nem valem a pena listar, uma vez que as podes fazer de imediato.

Para te guiares podes usar a chamada regra dos 2 minutos. Se alguma das tuas tarefas demora apenas 2 minutos a ficar concluída, mais vale fazeres logo. Deste modo libertas espaço na tua vida para te focares, totalmente, nas tarefas que exigem mais tempo na tua parte.

 

4) Dá o benefício da dúvida 🤔

Após tirares as tarefas mais simples do teu caminho, ficam a sobrar as mais árduas. É natural que nesta fase a tendência para ceder à procrastinação aumente. No entanto, esta dica vai dar-te uma ajuda!

Dá o benefício da dúvida. Experimenta executar a tarefa durante 5 minutos. Pode parecer estranho, mas a verdade é que, após teres começado, muito provavelmente, já não vais querer deixar a tua missão a meio.

Tal como diz o ditado: “o difícil é começar”.

 

5) Antecipa e trava as distrações 🙅

É normal que te distraias enquanto desempenhas as tuas funções. O problema é quando as distrações assumem o lugar da tarefa principal, sugando toda a tua atenção e energia!

Para evitares esta possibilidade, o que te recomendamos é que antecipes possíveis distrações e imagines um bom plano para as travar.

Por exemplo, se já sabes que é hábito distraíres-te quando o teu telemóvel vibra, talvez seja uma boa ideia optares por o guardar numa divisão diferente daquela onde estás a trabalhar. Caso contrário, quando deres por ti, já estarás a procrastinar.

 

6) Partilha o espaço com alguém 🤝

E porque quando trabalhamos em equipa, tudo se torna mais fácil, podes experimentar convidar alguém para dividir o espaço contigo.  

Mesmo que não estejam a desempenhar as mesmas tarefas, torna-se mais fácil serem produtiv@s se se motivarem mutuamente.

 

7) Analisa a forma como gastas o tempo 🧐

Por último, mas não menos importante, é essencial monitorizares o tempo que investes em cada tarefa.

Só assim conseguirás ter uma real perceção do tempo que investes a ser produtiv@ e do tempo que gastas a procrastinar. Perceção essa que será muito útil, para te ajudar a aperfeiçoar, tanto a tua rotina, como os hábitos que escolhes adotar.


DEIXA UM COMENTÁRIO