Arregaça as mangas!

A felicidade não está no curso dos teus sonhos!

Redatora com Futuro
11 Janeiro 2024

Estás no curso dos teus sonhos e não te sentes feliz? 🤔

Lembra-te que até uma deliciosa “refeição” é composta por vários ingredientes e precisa de alguém para a saborear!

Vivemos tão apressad@s, sempre à procura de alcançar o nosso próximo objetivo, que nos esquecemos de todo o processo até o atingir.

A verdade é que, ao adotarmos esta mentalidade, resumimos a nossa vida a um objetivo e abdicamos de tudo o resto, que nos torna nós próprios. 

 

Se estás no curso que sempre quiseste e não te sentes feliz, o que é que mudou? 🧐

Priorizaste tanto o curso, que deixaste de lado os teus hobbies? 

Se sim, talvez esse seja o problema... 

 

A felicidade não é algo que possas guardar num frasco e transportar para todo o lado. É algo que vais sentindo... É feita de tudo aquilo que fazes todos os dias. E não pode, nem deve, depender, única e exclusivamente, do teu curso. ⚠️

Tanto a realização, como a felicidade, dependem do número de horas que dedicas a ti e aos teus interesses, incluindo as saídas à noite, se for esse o caso!

Muitas vezes, o nosso curso corresponde apenas a uma pequena parte do nosso grande leque de interesses, pelo que devemos continuar a saciar a nossa curiosidade praticando outras atividades e explorando novos hobbies. 

 

A grande questão que se coloca é: o que podes fazer para combater a insatisfação que sentes neste momento? 🤷🏻

Embora não existam respostas certas ou erradas para esta questão, o que te recomendamos é que tires algumas horas para te focares em ti. 

Independentemente daquilo que gostas de fazer para lá do contexto académico, é importante que procures arranjar tempo para o fazer, recorrentemente.

 

Nesse sentido, o que te recomendamos é que organizes o teu dia consoante os teus hobbies:

 

Se és atleta… 🏃🏻

Um treino matinal pode recarregar as tuas energias, limpar a tua mente e dar-te o foco que precisas para te sentares a estudar. 

 

Se gostas de ler... 📚

Organiza-te para leres 20 páginas entre as pausas do estudo. Esta estratégia pode libertar-te da sobrecarga e do cansaço, levando a tua imaginação para outros lugares!

 

Se és “músicodependente” … 🎧

Faz-te acompanhar de uns fones. Começa o teu dia com aquela música que eleva a tua energia e depois avança para o foco!

 

Se tens “veia de artista” … 🧑🏻‍🎨

Uns esboços no papel podem ser uma boa forma de aliviares o teu cérebro, sobretudo quando te sentires travado no estudo!

 

Se és “party all night” … 🪩

Eis um desafio... Estudar requer concentração e dedicação. A tua missão é procurares equilibrar as saídas à noite com um método de estudo eficiente. 

 

E… Descansa!

Acreditas que para seres feliz precisas de umas boas horas de sono? 😴

O descanso é essencial em qualquer área da tua vida. Ninguém consegue estar sempre conectado e focado em algo. O teu cérebro precisa de diferentes estímulos para processar outros, mas também precisa de momentos sem estímulo, como é o caso de dormir.

 

Mesmo que não te revejas em nenhuma das abordagens anteriores, o objetivo é que tentes introduzir o tanto que há em ti, no teu dia a dia, para que faças parte da tua vida como um todo. 

Cada “pitada” de ti é importante para que “saboreies” a tua jornada da melhor maneira!

Tudo o que fazes é o que faz de ti feliz! 😀


DEIXA UM COMENTÁRIO