Mercado de Trabalho

Como e porquê ter um currículo diferente?

Redator com Futuro
14 Abril 2023

A entrada no mercado de trabalho pode ser um desafio em vários aspetos, entre os quais o desconhecimento e processos novos pelos quais vais passar. Assim, vamos dar-te algumas dicas para te destacares daqueles que estão a passar pelo mesmo que tu, dizendo-te aquilo que deves e aquilo que não deves ter no teu currículo.

 

Na construção do teu currículo, deves ter em conta alguns pontos que vamos enumerar já a seguir. Deves apresentar-te de forma breve, mostrar o teu nível de formação e experiência profissional, caso exista. Deves ainda colocar as competências que tens para oferecer. Deste modo, para te apresentares, deves ter o teu nome, uma fotografia e forma de te contactarem. Podes ainda escrever uma frase de apresentação e mostrar alguns interesses pessoais.

 

No que se refere à educação e formação académica, deves colocar o mais relevante e aquilo que te deu mais conhecimentos e competências, como por exemplo, o ensino secundário, ensino superior, formações ou workshops - do mais recente para o mais antigo. Relativamente à experiência profissional, deves colocar todas as atividades que realizaste, desde empregos até voluntariado, mostrando proatividade e vontade de aprender e saber mais. O último ponto obrigatório que referimos neste artigo são as competências, ou seja, aquilo que tens para oferecer de diferente dos restantes concorrentes à vaga. Aqui deves colocar tudo aquilo que sabes realizar e que ferramentas dominas. As línguas que dominas também devem estar presentes. Deves ainda ter em conta a apresentação do teu currículo - opta pelo simples, organizado e agradável ao olhar, sem se tornar cansativo de ler.

 

Um ponto importante e que te vai destacar (para além dos teus conhecimentos e competências), é a diferença! Por isso, sê criativ@ na forma como te apresentas, a ti e ao teu currículo. Para isso, vamos indicar-te alguns erros que não deves cometer ao desenvolver o teu currículo:

- Não deves ter grandes manchas de texto, erros ortográficos ou a falta de um meio de comunicação para que a empresa possa entrar em contacto contigo;

- Opta por um texto espaçado e fácil de ler e interpretar, ao contrário dos parágrafos muito longos e cansativos. 

 

Conseguimos ajudar-te com estas dicas? 😎 De qualquer forma, podes sempre entrar em contacto connosco ou recorrer ao nosso serviço de acompanhamento para revisão e elaboração de CVs.


DEIXA UM COMENTÁRIO