Ensino Superior

Como facilitar o teu primeiro dia no ensino superior

11 Setembro 2019

O primeiro dia dá sempre aquele nó no estômago. É o dia em que te deparas com um mundo totalmente novo, pessoas diferentes e edifícios atrás de edifícios que te fazem sentir mesmo pequenino. É-te tudo muito estranho.

Vais sentir-te um detective quando quiseres descobrir para que sala ou auditório tens que ir. As placas que te possam ajudar a chegar ao destino vão parecer escritas em código morse e ao nó no estômago vão juntar-se as respirações todas aceleradas. Relaxa, inspira e expira umas quantas vezes e lembra-te que tal como tu estão tantos outros às aranhas. Atreve-te a pedir ajuda e quem sabe não arranjas logo companhia!

É normal que passes o dia mais solitário, vais ser muita coisa para assimilar, mas o nervoso que sentes não te vai tirar o entusiasmo de lá estar.  Há sempre algumas coisas que podes fazer para tentares não cair lá de pára-quedas e vou deixar-te aqui alguns exemplos na esperança que te ajudem.

Nesta altura o Facebook vai ser o teu melhor amigo. Depois de se saberem os resultados das colocações há sempre quem tenha a iniciativa de criar um grupo do curso em que entrou. Começa por aí. Podes ser tu a criá-lo ou então faz uma pesquisa para ver se encontras. Caso encontres algum mais antigo, experimenta utilizá-lo para ver se te fornecem alguma informação que precises. Não te preocupes caso esta tentativa falhe! Há sempre mais!

Também é muito normal ver pessoal na página de Facebook das universidades a procurar outros que tenham entrado no mesmo curso. Arrisca a comentar as publicações que sejam do teu curso ou da tua área. E podes sempre publicar tu. Tem iniciativa e deixa de lado a vergonha! É uma oportunidade de conheceres e interagires logo com pessoas novas e assim facilitas o teu primeiro dia. Podem marcar encontrar-se a uma determinada hora e entram juntos. Quem sabe se não fazes logo o teu primeiro compincha de faculdade!

Acredito que alguma das opções acima funcione, mas não vá o diabo tecê-las, podes sempre perguntar aos teus amigos se conhecem alguém que tenha entrado no mesmo sítio que tu, mesmo que não seja no mesmo curso.

O mais importante é não te acanhares e ires tentando de todas as maneiras tornares a tua entrada no ensino superior algo natural. Não compliques. Toma a iniciativa, aproveita as oportunidades para participar, não digas que não a um desafio e aproveita para trabalhar já no CV e no networking! Facilita-te. E lembra-te: entrar sempre com o pé direito! 


DEIXA UM COMENTÁRIO