Mercado de Trabalho

Como mudar o pensamento de outros sem teres de te impor!

Redatora com Futuro
1 Outubro 2020

Em algum momento da tua vida sentiste que querias dar o teu ponto de vista a alguém e ser aceite, ou até mesmo mudar o pensamento de alguém sem teres de te impor?

A verdade é que nem sempre é fácil, no entanto, esta habilidade pode ajudar a chegar a consensos em discussões e objetivos, tanto no mercado de trabalho como noutra situação.

Neste artigo iremos indicar quatro estratégias que podem ajudar-te a mudar o pensamento de alguém sem teres de te impor explicita ou implicitamente.

 

Dá opções e escolhas.

Dar opções e escolhas às pessoas aumenta a probabilidade de veres a tua linha de pensamento a ser seguida ou aceite, pois se te impuseres tornas as tuas ideias menos apelativas, mas se fores apresentando argumentos, propostas e diversas opções, talvez consigas ser mais eficiente.

Isto acontece muito, por exemplo, no mundo do trabalho, onde se oferece um conjunto limitado de opções que a pessoa pode escolher, mas que ao mesmo tempo vão ao encontro dos seus interesses.

Se a empresa passa apenas uma ideia, as pessoas vão tentar encontrar defeitos mais facilmente, mas com um leque de opções vão se preocupar mais em encontrar a melhor.

 

Pergunta, não exijas.

As perguntas são algo que pode aumentar a adesão. Ao fazeres mais perguntas e menos afirmações, as pessoas podem chegar às tuas ideias mais facilmente, pois acabam por fazê-lo autonomamente, em vez de seguir um exemplo já construído.

Isto acontece, pois, se nós dissermos a alguém o que fazer a pessoa irá ficar na defensiva, no entanto, se eles próprios chegarem à mesma conclusão aceitam-na melhor.

Podemos ainda beneficiar destas perguntas e propostas, para nos apercebermos das diversas perspetivas das pessoas, e de uma certa maneira aproveita-las para adaptar o processo que pretende consagrar-se na mudança de pensamento.

 

Destacar um erro

As pessoas querem que as suas crenças e ações se alinhem. Destacar um erro, algo em falta, significa apontar uma desconexão entre os pensamentos e ações de uma pessoa.

Em que pode isto ser útil? Tomemos o exemplo de uma pessoa que pode ter dificuldade em abandonar uma forma de pensar, ou um projeto, por estar ligada a ele.

Se apontarmos um erro ou problema nesse projeto e pedirmos para a pessoa se colocar “nos sapatos” de quem tem a decisão, perguntando-lhe o que faria, será que encontra uma solução diferente? Ou seguiria a nossa linha de pensamento?

Esta situação pode tornar mais eficaz a adesão à mudança de pensamento, pois a pessoa apercebe-se da necessidade de mudança sozinha.

 

Compreensão

Procurar entender a outra pessoa, fazê-la sentir-se ouvida, de modo a nos importarmos com ela, de certo ajuda quando pretendemos mudar o pensamento de alguém sem nos impormos.

Devemos prestar atenção às palavras do outro, usar pronomes inclusivos, como “eu e tu”, “nós”, até a palavra “juntos”, em vez de nos concentramos apenas em nós, ou seja, no uso excessivo do pronome “eu”.

 

Com tudo isto podemos dizer que a melhor estratégia é parar de tentar convencer as pessoas e encoraja-las a convencerem-se a si mesmas. É a estratégia de mais eficaz que existe na mudança do pensamento.


DEIXA UM COMENTÁRIO