Saber coisas nunca fez mal!

Comprar online em épocas festivas: conselhos para poupar sem stressar!

20 Dezembro 2022

Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, a lista de compras a fazer tende a aumentar levando a nossa carteira a clamar por ajuda. 

Presentes, comidas e bebidas para a celebração da consoada e da passagem de ano ou roupa e calçado para o Inverno que se avizinha são fontes de despesa que tiram o sossego e aumentam o stress sobre nós e o nosso orçamento.

Porém, não tem que ser assim. 

O online que nos ajuda a evitar filas e os eventos promocionais como a Black Friday ou a Cyber Monday que dão uma folga à nossa carteira, são uma boa forma de deixar o stress de lado e, de permeio, poupar algum dinheiro, mas ainda assim há coisas que deve ter em conta se quiser maximizar estes dois fatores em proveito próprio. 

Conselhos para poupar e não stressar nas compras online em épocas festivas

Vem daí conhecer cinco conselhos que te ajudar a comprar online com a maior taxa de poupança possível e sem surpresas desagradáveis.

Utilizar um cartão de crédito com cashback

Se estás a pensar contratualizar um cartão de crédito para efetuar compras online para a época festiva que se avizinha, é importante que, na altura da decisão opta por um cartão de crédito com cashback. 

Porquê? É o que vamos descobrir já nas próximas linhas.

Na prática, o cashback (devolução em português) é uma funcionalidade que lhe vai permitir receber de volta uma percentagem (entre 1 e 3 % dependendo do banco) do valor que gastaste em compras no mês seguinte.

Falando de um exemplo concreto, com o cartão de crédito Atitude, com cashback do UNIBANCO, marca da UNICRE - Instituição Financeira de Crédito, pode fazer o pagamento das suas compras em qualquer loja online sem problemas e, de acordo com o dinheiro que gastaste, receber de volta uma quantia que pode chegar aos 200 euros nos primeiros 12 meses.

Para além da poupança proveniente do cashback, este cartão de crédito com cashback do UNIBANCO não tem anuidade, permite o fracionamento do pagamento em 3x sem juros (para compras superiores a 300€, caso pague os fracionamentos na totalidade) e dá-te descontos em experiências de turismo, gastronomia e bem-estar.

Evita fazer compras por impulso

Quer seja pela quantidade e intensidade, quer seja pela forma como vêm “embrulhadas”, as ofertas nestas épocas de festas acabam por ter um efeito muito grande sobre nós levando a que compremos o que não precisamos e gastemos dinheiro que nos fará falta para coisas verdadeiramente importantes.

Por isso, o nosso conselho é este: faz uma lista com as coisas de que realmente necessitas.

Pesquisa e compara preços

Apesar de a Black Friday ou a Cyber Monday te trazerem promoções aparentemente tentadoras nas lojas e produtos que aprecia, é importante pesquisar e comparar preços em diferentes vendedores de forma te precaveres contra os habituais “falsos descontos”.

Podes sempre utilizar o comparador de preços da DECO Proteste, ferramenta de pesquisa que regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online, para aconselhar ou não a sua compra.

Atenção aos prazos dos descontos e promoções

Stocks limitados e promoções/descontos que apenas se aplicam a partir ou até determinado dia podem induzir-te em erro e acabar com um produto mais caro em mãos.

Lê sempre pormenorizadamente os detalhes da oferta e, caso o desconto ou promoção for realmente tentadora não deixes para amanhã o que podes comprar hoje, já que produtos com muita procura a preços sedutores podem levar a que o stock se esgote rapidamente.

Desconfia de descontos e promoções muito tentadoras

Infelizmente, no mundo online não existem apenas marcas e sites de venda legítimos.

Como acontece não raras vezes, é usual surgirem lojas virtuais que lhe oferecem descontos incríveis, tão incríveis que são falsos descontos.

Tentados por estes descontos, acaba-se a comprar este tipo de artigos e a ficar sem o dinheiro e com os dados pessoais e bancários violados. 

Por isso, caso desconfies do desconto proposto e não conheças a loja online, realize uma pesquisa online sobre a mesma procurando comentários de outros compradores.

Lê as condições para trocas e devoluções antes de comprar

Um dos fatores que maior stress causam em quem compra online são os prazos de entrega e as trocas e devoluções.

Para que não tenhas surpresas desagradáveis depois de comprar o produto de que necessitas, lê bem as condições relativas a entregas e política de troca e devoluções da loja online. 

Nestes casos opta sempre por lojas que não só te garantam entregas, trocas e devoluções gratuitas, como também um serviço de atendimento ao cliente que possas contactar em caso de dúvida ou reclamação.

Por último, de forma a garantir os seus direitos de reclamação, guarda sempre os comprovativos de encomenda e pagamento dos produtos adquiridos.


DEIXA UM COMENTÁRIO