Arregaça as mangas!

Conhece alguns programas de voluntariado em que devias participar!

Redatora com Futuro
12 Maio 2023

Gostavas de fazer voluntariado, mas não sabes onde o podes fazer? Sentes-te capaz de fazer mais e melhor pelo mundo em que vives, mas não sabes exatamente como? Relaxa! Conhece aqui alguns programas de voluntariado aos quais te podes juntar enquanto estás na universidade.

 

U.DREAM

Esta Associação trabalha com jovens universitários e tem atualmente um programa no qual podes desenvolver competências de liderança social. Este programa tem como objetivo ajudar-te a compreender os problemas que existem na tua comunidade (e que tantas vezes parecem ser invisíveis) e a perceber como podes atuar para os transformar de forma positiva! Se gostavas de perceber melhor como podes utilizar as tuas competências sociais e os teus talentos para ajudar as comunidades que te rodeiam, porque não experimentas?

 

VO.U.

A Associação de Voluntariado Universitário tem um conjunto de projetos que pretendem responder a diferentes desafios sociais como o abandono animal, o isolamento social, o estigma da doença mental, entre muitos outros. E, para os mais corajos@s e sonhador@s, tem uma vertente de voluntariado internacional, na qual podes contactar com várias organizações para tornar o teu impacto social ainda maior! Aqui, não tens desculpa… São tantas as áreas de atuação destes projetos sociais que, de certeza, encontras algum que te apaixone!

 

Já T’Explico

A missão social desta Associação é a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação. Com o objetivo de combater o insucesso e o abandono escolar, este projeto apoia crianças e jovens com dificuldades educativas e socioeconómicas da cidade do Porto e para isso conta com uma rede de voluntários universitários muito sonhadores e dedicados. Sentes-te capaz de mudar o mundo através da educação?

 

Just a Change

Esta Associação atua no combate à pobreza através da reabilitação de casas para pessoas carenciadas, com intervenção das comunidades para a criação das condições necessárias a uma vida digna e próspera. O objetivo é levar alegria e esperança a cada espaço e a cada pessoa que é ajudada, para que não se construa apenas uma casa, mas também um lar de segurança e conforto. É mesmo simples: junta o teu grupo de amigos e dediquem algumas horas a pôr as mãos à obra (literalmente!). Vão certamente viver momentos memoráveis e, ao mesmo tempo, vão contribuir para o futuro mais risonho de alguém. Parece-te bem?

 

Se já te sentes mais inspirad@ para fazer voluntariado, aproveita as oportunidades que vão surgindo! São inúmeras as formas como podes criar impacto no mundo em que vives e juntares-te a um programa destes é uma delas. E sabes qual é a melhor parte? Ainda há muitos outros projetos para conheceres! Por isso, só tens que procurar por aquilo que deixa mais entusiasmad@ e pela área onde achas que podes fazer mais diferença. E, lembra-te, estas experiências são muito valorizadas ao longo do teu percurso profissional!


DEIXA UM COMENTÁRIO