Life Hacks

Debates? 5 Dicas para ter os melhores argumentos

Redatora com Futuro
19 Junho 2021

Nunca consegues ganhar uma discussão? És sempre “aniquilado” pelos argumentos do Xico-esperto do teu irmão mais velho ou daquele amigo que se acha a pessoa mais inteligente da sala? Então este texto é para ti! Nem sempre é fácil ganhar uma discussão e muito menos quando estamos a discordar com pais, professores, irmãos… 

Discutir e debater ideias não tem que ser uma coisa má, só assim vais aprender e crescer. Mas a verdade é que muitas vezes até tens razão e não consegues exprimir-te como deve ser. Já de seguida podes ler algumas dicas importantes para não deixares que a tua opinião não seja ouvida:

Adaptação

É de extrema importância adaptar o tipo de argumentos às pessoas com quem estás a debater, assim como a maneira e o tom com que estás a falar. Desde pequena que oiço “tu podes dar sempre a tua opinião desde que não sejas mal-educada” e querem saber? Até agora tem resultado! É a perfeita solução para não ouvir o típico “estás a falar com quem? Eu não sou tua colega da escola”.

Emoções

Usar emoções nos argumentos, colocar o que sentimentos naquilo que estamos a dizer é, sem dúvida, uma mais-valia. Ser empático é extremamente importante pois leva-te a estar atento à forma como dizes as coisas e não só ao conteúdo. Por outro lado, é também importante apresentar factos e certezas naquilo que estamos a afirmar. Um equilíbrio entre os dois é o ideal.

Personificação

Um estudo da Universidade de Oregon mostra que é mais provável uma pessoa doar dinheiro a outra do que a um grupo de pessoas. Isso deve-se a uma maior facilidade em criar empatia com uma pessoa apenas do que com um grupo. Ou seja, quando estás a argumentar não generalizes. Conta histórias, dá exemplos específicos e prenderás a atenção daqueles que te estão a ouvir.

 

Relax

Uma das medidas mais importantes para ganhar (e ter) uma discussão é precisamente a calma. Falar devagar é o melhor truque para parecer calmo e relaxado que transmitirá confiança naquilo que estás a dizer. Para além disso, falar devagar e gritar ao mesmo tempo é mais complicado. Aceitas o desafio? 

Se nada disto resulta… sai fora

Às vezes as discussões não levam a lado nenhum, ou porque não tem realmente interesse discutir certo assunto, ou porque as pessoas não estão recetivas a novas ideias etc. Por isso, se achares que já não há nada a fazer, acaba com a conversa. Às vezes uma discussão é um empate e tudo bem com isso! Nem sempre tem que haver um vencedor e um vencido, o importante é chegar a uma conclusão e aprender com isso.

E contra factos não há argumentos 😉

 


DEIXA UM COMENTÁRIO