Saber coisas nunca fez mal!

Descobre como a terceira idade pode ser uma fase de plenitude e bem-estar

31 Março 2023

Os teus pais ou avós estão a entrar nesta fase? Mostra-lhes este artigo!

A ideia de envelhecer, por vezes, assusta. Pensamos em coisas menos positivas, nas mudanças físicas e cognitivas que o avançar da idade traz, e esquecemo-nos de ver o outro lado. A terceira idade não é, nem tem que ter esse medo todo. Há um lado bom que a maturidade e o tempo livre trazem.

Esta fase da vida tem uma magia muito própria, e só depende de ti a viver dessa forma. Acabaram-se os horários rígidos, a corrida diária desenfreada começa finalmente a acalmar e os dias têm mais horas para aproveitar e usufruir dos pequenos prazeres.

É certo que, por vezes, temos que recorrer a ajudas extra, a utensílios para idosos, mas se eles existem para lhe proporcionar bem-estar e para lhe facilitar algumas dificuldades, então, encare-os como amigos e não como inimigos.

 

Chegou o momento para realizar sonhos

A maioria das pessoas sonha com o momento de se reformar porque acredita que é nessa altura que vai fazer imensas coisas. Vamos fazendo planos para quando formos donos do nosso tempo. Pois então, chegou o momento de colocar tudo isso em prática!

A terceira idade é idade perfeita para fazer tudo o que tiver vontade, e não deixes nada para mais tarde. Aproveita a liberdade, depois de anos a fio de horários, e começa a realizar os teus sonhos.

E, se por algum motivo, sentires que precisas de ajuda externa, existem inúmeros utensílios para idosos pensados para aproveitar ao máximo esta fase da vida.

 

Momentos de descoberta e de novidades

Chegou a um ponto da vida em que acreditas que já viste tudo, fizeste de tudo e no qual não há mais nada para aprender. Estas ideias não podiam estar mais equivocadas. Este tipo de pensamento leva a um desânimo pouco saudável.

Independentemente da idade, existe sempre algo novo para a aprender, para descobrir e que ainda pode surpreender. Existem universidades seniores, universidades da terceira idade, centros de convívio, entre outros, nos quais se pode aprender ou aprofundar um hobby.

Frequentar este tipo de espaços traz inúmeros benefícios a nível cognitivo, físico e social. E, não deixar que situações como a incontinência urinária, tão comum na terceira idade, o impeçam. Existem fraldas de adulto, que não só previnem deslizes, como são muito discretas. Ninguém se aperceberá que as está a usar.

Não esquecer que se vai sempre a tempo de conhecer gente nova!

 

Exercitar o corpo para uma mente equilibrada

Adoras dançar, mas a corrida da vida não o permitiu? As caminhadas sempre fizeram parte dos teus gostos, contudo perderam-se na rotina? Há melhor altura para retomar ou mesmo para começar a fazer exercício físico do que na terceira idade?

Aproveita esta fase da vida para te exercitares, e melhorares substancialmente a qualidade da tua vida. A parte boa é que o poderás fazer no horário que te apetecer. Hoje dormiste até mais tarde? Não faz mal, faz a caminhada a seguir ao almoço.

O exercício físico é fundamental na terceira idade para ganhar saúde física e mental. Mesmo que a mobilidade já não seja a mesma, e que a determinada altura tenhas que começar a ver os preços das canadianas em utensílios para idosos, não deixes de ir e aproveitar ao máximo os dias.

 

Viver em plenitude mesmo nas fases mais desafiantes

Sabemos que a vida pode trocar as voltas aos planos que fazemos, mas vamos sempre a tempo de continuar a viver de forma plena. Quantos livros separaste para ler mais tarde? Quantos filmes deixastes pendurados para assistir quando tivesses tempo? Já descobriste as maravilhas das palavras cruzadas, do sudoku ou de uma sopa de letras?

Se tens que passar muito tempo deitado numa cama articulada para idosos, tira proveito desse tempo para te distraíres, para pôr a leitura e o cinema em dia, para fazer o que não tiveste tempo numa fase mais ativa da vida. Mesmo que tenha de adquirir uma grade para camas de idosos, não deixes que esta condição te impeça de viver bem e em pleno.

A vida é para ser vivida com toda a força, alegria e bem-estar, tenhas 8 anos, 38 anos ou 78 anos.


DEIXA UM COMENTÁRIO