Arregaça as mangas!

Devo candidatar-me a uma Júnior Empresa?

16 Outubro 2023

A Universidade é um espaço para seres aquilo que realmente queres e para te tornares naquilo que sonhas. Entre vida académica, estudos e associativismo, surge um conceito que consegue não só englobar todas elas, mas também impulsioná-las: uma Júnior Empresa, já ouviste falar? 

 

Uma Júnior Empresa é então uma organização composta por estudantes universitários que prestam serviços para clientes e empresas (reais!). Esses alunos que se desafiam em adiantar-se na corrida ao mercado de trabalho e vão aprendendo umas coisinhas na sua Júnior Empresa - dentro da sua área de interesse - e se preparam melhor para o Dia D, o dia de fechar os livros e os resumos e abrir o LinkedIn, prestes a entrar no novo mundo das curtas e competitivas vagas nas empresas que sempre sonharam. 

 

E para não falarmos de coisas do futuro como motivo para te candidatares, por ser um facto que aceitares este desafio agora, acabarás por ter muita mais facilidade em entrar, adaptar e progredir numa futura carreira, vamos falar do presente concreto: 

Tens vontade de conhecer Portugal, a Europa e o Mundo?
No Movimento Júnior, existem vários eventos, galas e entregas de prémios a decorrer anualmente em diferentes cidades e universidades. 

Gostavas de conhecer pessoas novas e fazer amigos?
Sim! Numa Júnior Empresa, estão à tua espera vários estudantes, que certamente em pouco tempo, vão encaixar com a tua personalidade e o teu sorriso! 

Perguntas-te se será x área o que realmente gostas de fazer?
É numa Júnior Empresa que, através do departamento que te propões, irás descobrir e ter mais certezas sobre o que queres! Até podes explorar áreas diferentes do teu curso que te podem ajudar a escolher um mestrado, quem sabe... 

Tens interesse em conhecer melhor as empresas que sonhas trabalhar? Oportunidades como estas surgem recorrentemente! Devido às nossas redes de parceiros, torna-se algo recorrente termos formações, visitas e diversas atividades com o setor empresarial. 

 

Numa JE, acabas por ter a possibilidade de poder entrar sem saber fazer nada, e sair com um leque de skills enorme. O que tens de levar dentro de ti nesta caminhada é a vontade de aprender e não ficar estagnado. Podia até dar-te um pequeno spoiler: existem conceitos que vais aprender na prática primeiro do que ouvir falar deles nas aulas teóricas do teu curso! 

 

Por fim, é sempre difícil responder à pergunta que surge como mote deste artigo, porque podem até surgir diferentes oportunidades, como optar por um trabalho part-time, ou ingressar numa outra organização da universidade com objetivos diferentes. 

 

O que te podemos sugerir é procurares conhecer as Júnior Empresas da tua Universidade, acompanha de perto e vai vendo o que elas fazem. Se sentires que está na hora, lança-te! O importante é, no final, ser uma decisão tua e caminhares para o que te torna mais feliz. 


DEIXA UM COMENTÁRIO