Life Hacks

Dicas para te fazer 'abrir a'gaveta' da criatividade

22 Outubro 2019

Toda a gente sabe que a criatividade não é algo a que possas simplesmente abrir a gaveta da tua cabeça e bumm! Tudo acontece.

Num momento quase de desespero, depois de rabiscar todo o meu caderno com milhentas ideias e textos diferentes para a Inspiring Future; depois de ter massacrado todos os meus amigos por ideias que te pudessem realmente ajudar nesta caminhada que é a entrada para o ensino superior; e de praticamente ter começado a arrancar cabelos quando me apercebi de que eu não andava com muita criatividade nestas semanas… apercebi-me de que não sou só eu… quer dizer, assim espero.

Toda a gente tem dias destes, em que simplesmente querias que aquele texto de português ficasse perfeito, que adoravas de te ter lembrado daquela forma super uhuh de resolver o exercício de matemática ou até mesmo da maneira mais criativa de colocar ‘palha’ no teste de filosofia.

Lidar com os dias em que nada te sai da gaveta é difícil, bastante frustrante e deixa-te com aquele humor de por favor saiam da minha beira. Decidi, então, trazer-te algumas táticas que utilizei quando estes dias me bateram à gaveta.

Amigos

Bem… acho que já deu para entender que eu chateei um bocadinho os meus amigos mas a verdade é que pedir conselhos, partilhar dúvidas e ter a visão de outra pessoa sobre um assunto pode abrir-te os horizontes e realmente ajudar a que esse lado Picasso cresça em ti. E ninguém melhor que os nossos amigos, que nos conhecem bem, para o fazerem. Nem que seja para nos aturarem num mau momento.

Ouve música

Eu não sei se és grande fã de ouvir música, apesar de achar que, mesmo com estilos diferentes, todas as pessoas gostam de o fazer. Mas colocares os fones e entrares naquela outra dimensão em que só estás tu e a tua música pode ajudar-te imenso. Além de te fazer esquecer um bocadinho do que se passa, vai relaxar-te! Quem sabe, até fazer-te dançar um bocadinho e podes sempre ir buscar inspiração a uma música do Ed Sheeran!

Não te pressiones nem penses demasiado

Um dos grandes erros que eu fiz nesta semana foi estar constantemente a olhar para a minha agenda e a pensar tens que escrever, tens que fazer, tens que …. Isso é só a pior coisa que podes fazer a ti próprio: na minha realidade a única pessoa que estava a impedir que a criatividade florescesse era eu. Por isso, não insistas! se não dá, não dá, mais vale dedicares-te a outra coisa e quando algo tiver que surgir, naturalmente, vai ser mil vezes melhor.

Todos temos 'Dias Não'

Apesar de não ser algo desejado por nós, toda a gente tem daqueles dias em que o despertador não tocou, em que queimou a língua, em que a apresentação não correu bem e, claro, aqueles em que não consegue escrever nada para a Inspiring Future. Para isso, o único conselho que te posso dar é pensares que o dia a seguir vai ser incrível, que tudo melhora um bocadinho, e que um dia só tem 24 horas.

E se estas dicas não ajudaram a que essa tua gaveta se abrisse, então termina tudo aquilo que tens que fazer ainda hoje, deita-te na cama e dorme. E vais ver que por muito ‘emperrada’ que esteja a gaveta, ela vai eventualmente abrir.


DEIXA UM COMENTÁRIO