Life Hacks

Domina a época de exames (e não o contrário)

Redator com Futuro
15 Janeiro 2023

Ok. Chegou aquela altura do ano. As aulas terminaram, a matéria já passou de quadros, professores e manuais para os teus cadernos e a tua agenda tornou-se numa tela em branco.

Queres ser um ninja da época de exames? Vamos a isso!

 

1. Sessões de Estudo

Quantidade não garante qualidade. Uma boa sessão de estudo não é necessariamente aquela em que estudaste muito tempo, mas aquela em que foste eficiente. Antes de estudares mais, estuda melhor. Como? Trabalhando nas condições em que TU tens maior produtividade, cada um é como cada qual.

Alguns fatores que deves considerar são a altura do dia, o local de estudo e a duração de cada bloco de estudo (parar 5 minutos de hora em hora pode ser mais rentável para ti que 10 minutos de 2 em 2 horas). Study less, study smart.

 

2. Nutrição

Agora que já dominas a logística das sessões de estudo, vamos garantir que estás a dar ao teu corpo o combustível certo para trabalhar ao mais alto nível. Por muito tentador que seja assaltar a despensa ou saltar uma refeição para despachar, evita fazer isso, até porque podes estar a prejudicar o teu rendimento.

Uma pitada de planeamento e de Ciência e a tua nutrição não vacila (descobre as dicas que a Margarida tem para ti!).

 

3. Mexe-te!

Naturalmente, o estudo vai aumentar o teu tempo em frente a uma secretária. No entanto, não te tornes num zombie! Levanta-te e estica as pernas, nem que seja por trinta segundos de hora em hora. Por outro lado, se estás empacado nalgum exercício ou matéria, considera tirar um break de quinze-trinta minutos para ir à rua.

O corpo humano precisa de movimento e de Sol! Às vezes desligar o botão, dar uma volta ao quarteirão e apanhar ar é o que a tua cabeça precisa para resolver o problema.

 

4. Dormir

Uma boa noite de sono é essencial. Não há volta a dar. Abdicar de dormir em prol do estudo raramente (ou nunca) tem um retorno positivo. Porquê? Privação de sono é causa de défice de atenção e de retardar as tuas reações.

Além disso, dormir potencia a criatividade, síntese de ideias e o teu raciocínio. Oito horinhas é a medida geral, vais ver que valem a pena.

 

5. Rotina

Agora que já tens as ferramentas todas, está na hora de entranhares estas dicas e otimizares o teu estudo diário. Hábitos e rotinas são mecanismos fantásticos do ser humano que podes usar em teu proveito.

Com uma rotina, o teu cérebro sabe quando é para trabalhar e quando é para descansar. Esta antecipação torna o teu estudo mais eficiente e reduz a fricção de começar a estudar! Tenta ir para a cama, acordar e começar a trabalhar à mesma hora, inserir refeições e snacks em alturas estratégicas e reservar sempre um bocadinho ao final do dia para descomprimires.

Mesmo em época de exames, podes ver um episódio da tua série preferida.

 

Estás oficialmente preparado para arrasar nos exames! Não te esqueças, trabalho eficiente é a chave, e não há milagres sem consistência e dedicação. Mãos à obra, tu consegues! 
 


DEIXA UM COMENTÁRIO