Life Hacks

Encontrar suporte durante uma crise

Redatora com Futuro
22 Novembro 2021

Antes de toda a pandemia a nossa vida seguia um certo caminho. Provavelmente uma grande parte de nós tinha diversos objetivos, metas, e, com toda a situação fomos obrigados a ver tudo isso como incerto. Não quer dizer que já não pudesse acontecer antes, com outros obstáculos, porque momentos de crise não têm de estar propiamente associados a uma crise que afeta todos, cada um tem as suas batalhas. No entanto, esta crise que nos limitou, acabou por mexer com o caminho de todos. Deste modo, é compreensível que nos sintamos um pouco perdidos, face a todos os novos desafios que enfrentamos.

Mesmo com tudo isto, continuamos a ter escolha e tentar ter capacidade de adaptação à mudança. Por isso ou cedemos ao medo ou recalculamos a nossa vida, olhamos para tudo de maneira diferente. É claro que sentimentos de incerteza vão surgir, mas podemos lidar com eles e ultrapassá-los, recalcular tudo é a melhor maneira de seguir em frente lidando com todas essas emoções.

Pode não ser fácil, mas é por isso mesmo que este artigo pode ser indicado para ti! Há maneiras de mudar a nossa mentalidade para que possamos recalcular os nossos passos, os nossos objetivos, o nosso futuro, e reencontrá-los quando uma crise te deixa sem chão.

 

Sê gentil contigo mesmo. Não te martirizes tanto!

Não te culpes por não conseguires focar-te imediatamente, o caminho para recalcular a vida não é fácil, e não tens culpa de encontrar dificuldades nisso. Não interessa quantas vezes tentes, volta a tentar até chegares ao teu caminho, sem nunca desistir! Não há um tempo determinado para que isso aconteça, mas o que não pode faltar é força de vontade! Não desanimes!

Em momentos de crise costumamos culpar-nos. Quando as coisas correm mal, achamos que não merecemos o que temos, que não somos suficientes, mas quando o fazemos é mais difícil de seguir em frente, porque o arrependimento e estes sentimentos são maneiras de não largarmos o passado e não começar de novo, não recalcular. Continuamos fixados no que correu mal e não tentamos seguir em frente para que corra bem.

Devemos de falar connosco (toda a gente fala consigo próprio em determinados momentos) mesmo de maneira calma, não agressiva. Não nos ofender ou achar que não vamos conseguir, mas sim, parar e pensar: “relaxa, tem atenção no que está a acontecer, vais conseguir”.

Isto acaba por ser um bom exercício para várias coisas da nossa vida, como lidar com stress em testes, trabalhos, situações desconfortáveis, e outros. Ter controlo sobre nós, saber falar connosco próprios de uma maneira gentil é um bom caminho para o sucesso!

Para além disto, também a forma como tratamos o nosso corpo reflete-se em como nos sentimos ao nível da saúde mental. Descansar bem, não resistir aquele chocolatinho que te vai dar um impulso para trabalhar melhor (uma vez não são vezes), dá uma corrida para arejar as ideias e afastares-te dos problemas por momentos…cuida bem de ti!

 

Aceita que estás perdido.

Quando lutamos contra a ideia de estarmos perdidos, não podemos fazer nada a respeito disso, porque não estamos cientes de que é uma realidade e é difícil mudar algo que não se aceita ou está ciente. Mas quando aceitamos que estamos perdidos, paramos de nos mover por um momento e avaliamos onde estamos. Abrimos os nossos sentidos e reconectamo-nos com nossa intuição. Não é tarefa fácil, mas parar e refletir ajuda imenso.

Pode significar até perguntar a nós mesmos: qual caminho achamos que é a saída? Neste estado mais recetivo e de abertura a outros horizontes, estamos mais alerta a todas as opções e oportunidades.

 

Procura equilíbrio e organização

Nós, humanos, gostamos de nos sentir no controlo e em equilíbrio, e a verdade é que numa crise não temos nenhum dos dois. No entanto pequenas coisas podem ajudar a recuperar esse equilíbrio.

Procura trazer um pouco de harmonia ou ordem, tanto a organizar o teu lar como no teu tempo de lazer, por exemplo. Há atividades simples que ajudam a nivelar o stress, como colorir uma mandala ou jogar Tetris, que inclusive pode ajudar a reduzir a incidência de flashbacks entre pessoas que sofrem de transtorno de stresse pós-traumático. Curiosamente, para que estas atividades ajudem a ter o efeito desejável, não temos de ser muito bons, mas aproveitar os momentos para relaxar. Estas atividades impõem ordem a uma situação desordenada.

Assim, impor a ordem, seja no mundo físico ou virtual, parece ser uma forma de recuperar um pouco da estabilidade.

 

Quebrar loops de preocupação

Um dos problemas das situações de crise é que elas tendem a criar ciclos de preocupação nas nossas mentes, parece que estamos presos num ciclo de ansiedade, com as mesmas preocupações repetidamente, examinando-as de todos os ângulos. Isto pode impedir qualquer ação produtiva, porque estamos sempre a fazer uma análise de fantasias e desastres.

Como quebramos os loops de preocupação? Relaxar, expormo-nos à natureza, parar durante um pouco. Podemos tirar uns minutos do nosso dia para apreciar o ar livre, ou então utilizar a natureza simulada. Porque não fazer alguns alongamentos ao som dos pássaros a chilrar, descontrair a ouvir sons de florestas, rios… existem muitas playlists nas várias plataformas de streaming que simulam a natureza!

Também as atividades lúdicas podem ajudar a quebrar este loop. Jogar jogos de tabuleiro, por exemplo. Fazer outras atividades que nos deem prazer, faz-nos desligar um pouco das preocupações, e do mundo que nos rodeia.

Ao deixarmos de lado estes círculos viciosos podemos pensar de maneira mais clara e não ser sempre perseguidos pelas preocupações.

 

Com ou sem pandemia, a única coisa que não deves fazer é deixar-te levar pela sensação de impotência. Simplesmente porque uma situação não parece ter saída, não quer dizer que a saída não exista, quer simplesmente dizer que ainda não encontraste a solução. Não há problema nenhum com isso, pode demorar, mas nós sabemos que és capaz, só tens de te dar espaço e tempo!

Como diria um certo sábio, “relaxa que encaixa” ou “inspira, expira e não pira”.


DEIXA UM COMENTÁRIO