Erasmus Journal: A grande aventura!

Erasmus+ Training Program - Aprender de forma diferente

Gestor de Projetos
23 Janeiro 2023

No dia 19 de Setembro de 2022 entrei num avião para um país que nunca tinha visitado antes – a Hungria – com apenas uma pequena mala e muito entusiasmo. Estava com 4 amigos e colegas portugueses. Íamos para uma formação de 9 dias em Hollókő. Esta formação chamada Professional IED, inserida no programa Erasmus +, tem como objetivo desenvolver competências em trabalhadores e formadores de jovens, em 3 formações a decorrer ao longo de 1 ano. Quando parti nesta viagem, não tinha expectativas muito específicas, para além de querer aprender como me tornar um melhor formador. Mas posso dizer-vos que este foram uns 9 dias completamente surpreendentes e extraordinários.

Basicamente, eu fui a querer aprender. E isso aconteceu, apenas não da forma que esperava.

Então comecei a interrogar-me. O que é aprender realmente? Desde pequenos que nos pedem constantemente para ler. Para ADQUIRIR conhecimento. Como se este fosse um elemento externo que podemos possuir. E, desta forma, simplesmente assimilamos nova informação, mas não mudamos por causa disso. Essa informação não nos transforma. Simplesmente é adicionada ao conjunto de informações anteriores que já acumulámos ao longo das nossas vidas. 

Antes de experienciar esta formação em Hollókő, toda a aprendizagem que tinha tido na minha vida, tinha sido deste tipo. Mas, durante 9 dias, não nos foi pedido que “aprendêssemos”. Foi-nos simplesmente pedido que EXISTÍSSEMOS. Que EXISTÍSSEMOS num ambiente desenhado para nos desafiar de diversas maneiras. E, desta forma, não conseguimos evitar mudar, crescer e adaptarmo-nos. Não conseguíamos evitar aprender, de uma maneira totalmente diferente da que estava habituado.

Todos os elementos estavam alinhados para permitir que isso acontecesse. O cenário idílico da vila de Hollókő, que me surpreendida todas as manhãs quando olhava pela janela do meu quarto. O grupo de pessoas presente, tão diverso, genuíno e aberto, que tive o prazer de poder conhecer e crescer em conjunto. O grupo que não posso esperar para reencontrar na segunda formação em Abril de 2023. A qualidade e intensidade da formação, é algo que também nunca esquecerei e tentarei alcançar nas próprias formações que lecionarei. Finalmente, os formadores da Associacao Egyesek foram, na minha perspetiva, extremamente competentes e guiaram-nos numa viagem de crescimento, desde o primeiro momento em que entrámos na sala de formação até ao final (e ainda tivemos tempo para beber um cup of teaaaaaaaaaaaa)...

Por tudo isto, no último momento, quando entrámos no autocarro para sair de Hollókő para retornar às nossas vidas, apesar de a minha mala de viagem não estar mais pesada, eu sinto que trouxe de volta muita coisa. Tantas ferramentas para melhorar a minha prática formativa, muitas novas amizades... Mas, para mim, o mais importante que trouxe de volta foi a mudança que experienciei em mim próprio. Mudança pela qual estou extremamente grato e espero nunca esquecer.

Foi uma experiência absolutamente transformadora e recomendo-a a qualquer um!


DEIXA UM COMENTÁRIO