Life Hacks

Escrever para pensar melhor: Um truque importante!

17 Março 2022

Imagina que te dizia que existe um comprimido capaz de aumentar a tua inteligência... O que farias? Não, infelizmente não estamos aqui para te prescrever uma receita médica, mas sim para te dar conselhos de como podes melhorar a tua capacidade de pensamento e raciocínio. Nunca te esqueças: Escrever faz pensar melhor!

Escreverer os teus pensamentos sempre foi a chave para um pensamento superior.

 

Neste caso, o papel funciona como uma extensão da mente, ao exteriorizarmos os nossos pensamentos vamos ampliar o espaço de raciocínio e vamos conseguir ter mais ideias pois não teremos de memorizar tudo simultaneamente.

 

A escrita permite-te também a edição. Quando temos uma ideia, rapidamente encontramos algo que a contradiga... Imagina isto com dezenas de ideias! Tudo na tua mente! Certamente haveria informação que se iria perder.

E, por fim, a escrita dá-nos a possibilidade de pensamentos mais longos e complexos. Já te aconteceu estares mortinh@ por dizer algo que achavas fascinante e quando chega a tua vez esqueceste completamente do que ias dizer? Pois, já aconteceu a todos nós e todos sabemos o quão frustrante é. As ideias surgem muito rapidamente e apenas com a escrita podemos capturá-las!

 

Apresento-te agora 3 maneiras de melhorar o teu raciocínio com o auxílio da escrita:

 

Os problemas complicados devem começar com papel e caneta

Estás perante imensas cadeiras, imensos trabalhos e muita matéria acumulada? Calma, primeiro que tudo devem pegar num papel e começar a enumerar tudo aquilo que se está a passar, anota todos os detalhes e partes importantes de cada ponto e assim começar a encontrar soluções para cada um deles de maneira muito mais organizada e eficiente. Muitos problemas que parecem gigantes, quando passados para a “realidade” tornam-se, repentinamente, mais simples.

 

Antes de qualquer reunião, trabalho ou apresentação escreve sobre isso

Vais discutir algo com os teus colegas? Vais ter uma reunião importante para um estágio? Vais simplesmente apresentar um trabalho para a tua turma? Primeiro que tudo, finge que esse evento está a acontecer e vai escrevendo os principais potenciais cenários que podem ocorrer, como por exemplo: argumentos a apresentar, perguntas que o entrevistador pode fazer ou mesmo questões que o teu professor pode colocar à tua apresentação. Assim, vais mais bem preparad@ para qualquer eventual surpresa e saberás como reagir no momento.

 

Os problemas são resolvidos quando escrevemos as suas explicações

A escrita facilita a compreensão dos problemas difíceis; isto ocorre, pois, diferentes componentes das ideias são muito extensos e numerosos para serem conjugados numa única explicação.

 

Resumindo, escrever não é apenas registar os nossos pensamentos, é sim o próprio pensamento - escrevemos para pensar sobre um assunto. Não escrever regularmente afeta a qualidade do nosso pensamento; a escrita dá-nos acesso a um “cérebro externo” que melhora as nossas ideias e as torna mais inteligentes.


DEIXA UM COMENTÁRIO