Mercado de Trabalho

Estágios Curriculares vs. Estágios Profissionais!

Redatora com Futuro
20 Abril 2024

Estás quase a terminar os teus estudos, mas não sabes se deves optar por fazer um estágio curricular ou um estágio profissional? Então não saias daí, porque este artigo foi escrito, especialmente, a pensar em ti! 😉

 

Estágios Curriculares

Os estágios curriculares, tal como o nome indica, surgem associados ao meio académico.

No fundo, são uma espécie de avaliação, que te permite colocar em prática os conhecimentos que adquiriste, ao longo do teu curso, seja ele uma licenciatura ou um mestrado.

Precisamente por isso, para além do estágio, normalmente é necessário redigires e apresentares um relatório.

Para o efeito, contarás sempre com o apoio de 2 orientadores:
- 1 orientador-professor;
- E 1 orientador selecionado pela organização que acolhe o teu estágio.  

Por estarem integrados na tua formação académica, regra geral estes estágios não são remunerados. Exceto se a organização que te receber, fizer questão de te atribuir uma compensação pelo trabalho que desenvolveres.

 

Estágios Profissionais

Os estágios profissionais, ao contrário dos estágios curriculares, não fazem parte da tua formação académica, isto é, só surgem após concluíres a tua formação.

Assim sendo, não são obrigatórios. Podem sim, funcionar como um complemento ao(s) estágio(s) curricular(es) que já tiveres realizado ao longo do teu curso.

Para além desta questão da obrigatoriedade, a outra grande diferença que existe entre os estágios curriculares e os estágios profissionais, é que estes últimos são sempre remunerados. E porquê? Porque são financiados por fundos comunitários, geridos por instituições públicas.

Alguns dos programas ao abrigo dos quais poderás realizar um estágio profissional são:

- Estágios ATIVAR.PT (promovidos pelo IEFP);

- PEPAC (Programa de Estágios Profissionais na Administração Central);

- PEPAL (Programa de Estágios Profissionais na Administração Local);

- INOV Contacto (promovidos pela AICEP Portugal Global). 

 

Agora que já percebeste quais são as principais diferenças que existem entre os estágios curriculares e os estágios profissionais, resta-me partilhar contigo que, independentemente do caminho que decidires seguir, qualquer estágio representa uma excelente oportunidade para enriqueceres o teu currículo, constituindo uma grande mais-valia para quando quiseres ingressar no mercado de trabalho. 💪

 

Afinal, o contacto com a realidade laboral que vais encontrar, permite-te desenvolver competências e adquirir experiência, ambos fatores altamente valorizados por quem recruta. 🚀


DEIXA UM COMENTÁRIO