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Gostas de escrever na internet? Aqui tens um guia completo sobre como escrever excelentes títulos SEO

27 Dezembro 2022

O título é a primeira coisa que os teus leitores vão ler nas tuas publicações. Se este não for apelativo, direto e interpelador, o mais certo é que o utilizador não continue a leitura e passe para outro site. Por isso, pode ser importante contar com a ajuda de agência de SEO na criação de títulos SEO.

O apoio de uma agência de profissionais qualificados é essencial para a criação de um título apelativo, mas não só. Ao criar um título existe outra questão, tão ou mais importante a ter em conta, a posição na qual o artigo vai aparecer nos resultados dos motores de busca.

Quando um utilizador faz uma pesquisa num motor de busca, este iniciará a procura nos milhares e milhares de títulos existentes no mundo digital. Se o teu título não for escrito e otimizado no SEO, seguramente o teu artigo não ficará bem posicionado nos motoros de busca, e passará despercebido.

Preparámos um guia completo para saberes como escrever um excelente título SEO

Existem vários pontos a ter em conta para criar um título SEO que cumpra a sua função, e que eleve o seu artigo até ao patamar desejado.

1. Palavra-chave no título

As palavras-chave inseridas no título são determinantes para que o artigo atinga uma posição favorável nos motores de busca. Como já referimos, os motores de busca iniciam a procura das palavras escritas no campo de pesquisa, nos títulos. Se estas não constarem no título, o motor de busca não irá reconhecer o artigo.

Quando for criar o título, começa pela pesquisa das palavras-chave associadas ao tema em questão. Valida quais as palavras ou expressões mais procuradas dentro da tua área de negócio.

2. Evita as repetições

Vamos dividir este ponto em dois.

Primeiro falemos das repetições de palavras, sejam elas chave ou não. O título tem que ser claro e fluído e ao recorrer às repetições torna-o pouco interessante e pouco apelativo. Existem tantas formas de se dizer a mesma coisa, por isso não precisas de cingir constantemente às mesmas palavras.

Em segundo queremos alertar para a repetição das mesmas palavras-chave no título em várias publicações. Se o fizeres, não só está a limitar o número de utilizadores que terão acesso às suas publicações, como corre o risco de que os teus artigos entrem em conflito no ranking dos motores de busca. Alguns artigos vão acabar engolidos por outros com mais visualizações, tornando mais difícil a tarefa de serem vistos.

Uma agência de SEO é o aliado perfeito nesta tarefa de criar títulos SEO que permitam às publicações ficarem bem classificadas.

 

3. O mais à esquerda possível

Os motores de busca leem da mesma forma que nós lemos, da esquerda para a direita. Ao colocarmos a palavra-chave no início do título, esta será a primeira coisa que o motor de busca vai ler.

Desta forma, a publicação será imediatamente assinalada e apresentada a quem pesquisou por aquela palavra ou expressão.

4. 55 caracteres e nem mais 1

Por vezes, existe a tendência de pensar que só escrevendo muito é que se consegue cativar o leitor. Contudo, os títulos SEO para funcionarem não precisam de mais 55 caracteres, aliás, não devem mesmo ter mais do que isso.

Pode parecer uma tarefa difícil de alcançar, mas não para uma agência de SEO habituada e preparada para alcançar desafios desta natureza.

Alguns sites defendem que o máximo ronda os 60 ou 70, mas estes números tem uma implicação negativa se pretender que os seus seguidores o possam fazer a partir do telemóvel.

A versão mobile só permite uma visualização correta do título SEO se este não ultrapassar os 55 caracteres.

De que vale ter o site disponível para telemóveis, se não for para o manter adequado, legível e acessível.   

5. Experimentar várias formas de estrutura

Os títulos SEO para além de terem de incluir informações importantes, também devem ter uma forma atrativa.

Isto significa que a forma como estás a apresentar o tema no título deve levar a que os utilizadores tenham interesse em saber mais sobre o tema.

Existem algumas formas de title tags que puxam mais por esse interesse, como por exemplo, fazer uma pergunta no título, algo como: «Sabias que …» ou «Que tipo de …».

A apresentação de uma lista também costuma atingir bons resultados: «5 maneiras de …» ou «5 coisas que ...».

E por último a explicação de como executar determinada tarefa: «Como fazer …» ou «Como ter sucesso em …»

Experimenta usar os vários formatos e escolha o melhor consoante a mensagem que desejas apresentar.


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