Life Hacks

Guia prático para começares a escrever a tese!

Redatora com Futuro
23 Fevereiro 2023

Está na altura de escreveres a tua tese de mestrado ou doutoramento e não sabes por onde começar? Não faças disto um bicho de sete cabeças e, fica agora, com um guia-prático completo que te vai ajudar a orientar-te nesta tarefa final (está quase!)

 

1.      A estrutura, o formato e formatação da tese

Antes de começares a escrever a tese, consulta todas as orientações que a tua instituição de ensino superior dá a respeito da estrutura, formato e formatação da tese. Estas indicações devem incluir o idioma em que é redigida, o número mínimo e máximo de páginas, o tamanho e tipo de letra e a sequência da apresentação, isto é, capa, agradecimentos, resumos e palavras-chaves, etc. 

 

2.      O desafio da construção do índice 

O próximo passo é pensares nas grandes temáticas em que incidem a tua tese (atenção: esta parte é a mais importante porque aqui estás a estruturar o índice e toda a tua tese 😬). Geralmente, esta estrutura está organizada no enquadramento teórico e prático do teu trabalho. Enquanto, na parte teórica o objetivo é apresentares os temas centrais do teu mestrado ou doutoramento com as ideias e/ou palavras de autores conceituad@s sobre essas áreas de conhecimento (podes ver aqui dois sites bastantes úteis 🤫) e com a tua posição fundamentada por esses autores (corroborando ou não), na parte prática é esperado que descrevas o trabalho de pesquisa que desenvolveste, incluindo os métodos, as técnicas, os procedimentos e, obviamente, as evidências do trabalho. 

 

3.       Mar á vista: a conclusão e a introdução 🧑🏼‍🎓

Se o índice é o teu Norte, a conclusão e a introdução são o teu Sul. Depois de terminares o corpo do texto, deves começar a escrever a conclusão e, só no fim, a introdução (sabias que a introdução deve ser o último tópico a ser feito? 🙃). 

Relativamente à conclusão, cuidado 🚨 para não cometeres o erro de escreveres ideias radicais, substituindo “é”, “não é” e “tem” por “deve”, “não deve”, “parece” e “pode”. Por exemplo, em vez de dizeres “a investigação teve um impacto significativo na organização e nas pessoas”, podes dizer “as evidências parecem demonstrar que a investigação teve um impacto na organização e nas pessoas”.

No que diz respeito à introdução, começa por explicar em um ou dois parágrafos as linhas gerais da tua tese e, em seguida, refere como é que ela está organizada.

 

Escreve, lê, reescreve, and so on…

A etapa mais cansativa neste processo todo é que tens de estar atent@ a tudo o que escreves e, por isso, infelizmente tenho de te informar que: até terminares tudo vais escrever, ler e reescrever vezes e vezes sem conta. No entanto, este ciclo é fundamental para teres um discurso claro, coerente e assertivo. No fim… Guess what? Tens de reler tudo outra vez 🥲

 

Dica extra❗

Inspira-te nas teses d@s colegas que escreveram sobre a mesma temática que tu e, se possível, que foram orientad@s pel@ mesm@ professor@ que tu. No entanto, é só para te inspirares, combinado?! 👀

 

Agora vai lá e arrasa! 😎


DEIXA UM COMENTÁRIO