Arregaça as mangas!

Mais livros e menos redes

20 Outubro 2022

Artigo escrito por Sofia Magalhães (Redatora com Futuro)

 

Que devemos ler mais e reduzir o tempo de ecrã parecem duas premissas básicas para quase qualquer pessoa que viva no mundo atual. Se o tempo que gastamos a fazer scroll for substituído por tempo de qualidade a ler, melhor ainda. Precisas de usar a Internet, mas sentes que ela é que te está a usar? Hoje vamos dar-te algumas dicas para que possas cumprir com sucesso este objetivo comum a muitos jovens. Mas antes, vamos dividir esta meta em duas mais simples: reduzir o tempo de ecrã e ler mais.

 

Reduzir o tempo de ecrã

Sabemos que pode parecer difícil por o telemóvel de lado quando somos bombardeados com notificações que quase puxam ou chamam por nós. Mas talvez o segredo seja mesmo esse: desligar as notificações.

 

Este método permite que desapareçam os estímulos mais eficazes a captar a nossa atenção e pode ser posto em prática de diversas maneiras: desativando as notificações de algumas (ou de todas) as apps, colocando o telemóvel em modo avião, modo não incomodar ou semelhante, ou mesmo instalando aplicações como a Dewo ou a Freedom. Outra forma eficaz de reduzir o teu tempo de ecrã é reduzir as possibilidades que o mesmo te oferece. Difícil? Não. Basta eliminares algumas aplicações que te consomem tempo a mais ou reveres a tua lista de pessoas que segues.

 

Estamos fart@s que nos digam para estabelecermos um horário para usar o telemóvel. Mas e se estabelecermos horários para não o usar? Se impuseres a ti mesmo que vais deixar o telemóvel 1 hora antes de te deitares ou sempre que estiveres a comer, por exemplo, vais sentir diferenças imediatas. Estas diferenças notar-se-ão quando verificares o teu tempo de ecrã, e esta é a nossa última dica. Se no final de cada dia ou de cada semana deres uma olhada ao teu tempo de ecrã, sentir-te-ás desafiad@ a melhorá-lo na vez seguinte. Se o teu telemóvel não tem ainda esta funcionalidade, podes usar a app Social Fever.

 

Ler mais

Esta segunda parte do nosso desafio é, provavelmente, mais fácil de executar do que imaginas. Ler mais livros não tem, necessariamente, de significar gastar mais dinheiro ou ler livros com mais páginas. O primeiro passo para leres mais é conheceres-te: saberes do que gostas. Para isso, vais ter que tentar e errar umas quantas vezes (não faz mal deixar livros a meio), mas quando acertares, torna-se fácil.

 

Uma das dicas que mais me ajudou a ler mais foi ter sempre um livro por perto. Leva-o na tua mala ou mochila e não tenhas medo de pegar nele enquanto esperas numa fila ou por um/a amig@ sempre atrasad@. Ah, isto torna-se mais fácil se tiveres um e-reader, que recomendo que adiciones à wishlist do teu próximo aniversário. Outro ponto importante é consumires conteúdo relacionado com livros. As melhores recomendações podem surgir de um booktoker ou bookstagrammer. São muitos os blogs ou os podcasts como o Livra-te que te podem ajudar a encontrar novos autores e livros que não conhecias.

 

Por último, podes ser o tipo de pessoa que simplesmente não tem o gosto necessário para ler um livro até ao fim ou ser um@ multitasker nat@. Lembra-te, há sempre opções para ti. Ouvir áudio livros não é batota e pode ser uma forma inovadora e mais fácil de conheceres uma história enquanto cozinhas ou te deslocas para o trabalho ou a escola.

Se ainda não te sentes inspirad@ a substituir o scroll por um virar de páginas lembra-te que vais aprender muito mais, sentir mais controlo sobre as tuas opiniões e o teu tempo e perceber que as redes sociais te influenciam muito mais do que pensas. Podes conhecer ainda testemunhos como o do Simon, que mostra o poder de uma mudança tão pequena como a de trocar o telemóvel por um livro.

 

Aceitas o desafio?

Outros links úteis: https://beautifultrendstoday.com/best-ways-to-replace-social-media-scrolling-with-quality-reading-time/ e scripps.org/news_items/6310-8-tips-to-reduce-screen-time-for-adults

 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO