Life Hacks

O que fazer às mãos durante uma apresentação?

Redatora com Futuro
18 Fevereiro 2022

As apresentações orais são uma constante quer no secundário, quer na faculdade. Já te demos aqui algumas dicas de como perder o medo de falar em público, e uma delas prende-se exatamente na importância da linguagem corporal. Se és daquelas pessoas que não consegue dormir na noite anterior a uma apresentação oral, sua das mãos (e de todo o lado) enquanto fala, gagueja de nervos e preferia ficar um ano sem comer chocolate do que ter que se expor em frente dos colegas e professores, então estas dicas podem ajudar-te a conseguir uma melhor nota apenas prestando atenção a alguns pormenores.

A linguagem não-verbal é toda aquela que está implícita no teu discurso mas não é transmitida através de palavras, como as expressões faciais, os gestos, a postura...

 

Há estudos feitos que demonstram que quando vemos o discurso de alguém damos 7% de importância à linguagem verbal, 38% à entoação vocal e os restantes 55% à linguagem não-verbal. Podes então perceber que, se numa apresentação mostrares alguma confiança através do teu corpo, é meio caminho andado para atingires um bom resultado. Para isso, é importante que leias estes conselhos:

  • Não cruzes os braços ou as pernas enquanto falas, pode ser um sinal de que estás na defensiva e, em ultima análise, de desmazelo.
  • Nunca te vires de costas para a audiência. As pessoas precisam de ver a tua cara, as tuas expressões para se conectarem com o teu discurso.
  • Não estejas todo o tempo parado no mesmo sítio, podes (e deves) deambular ou pouco pela sala para prender a atenção dos espectadores (mas não demasiado para não obteres o efeito contrário).
  • Deixa o teu olhar passear pela sala sem te focares apenas num ponto ou numa pessoa. Ninguém quer sentir essa pressão, nem mesmo os professores. A ideia é olhares para toda a plateia de igual modo demonstrando que estás seguro do que estás a dizer.
  • Mantém uma postura correta. Não convém parecer que és um soldado em formatura mas também não adotes a confortável posição de ombros para a frente e pescoço caído.

As mãos? Nunca ponhas as mãos nos bolsos ou atrás das costas, as mãos são um ótimo amuleto na tua apresentação. Sem cair no exagero, o melhor é usá-las para gesticular de maneira a enfatizar as palavras o mais naturalmente possível.

Sorri! Nunca te esqueças de sorrir!

Se isto não te chegar, temos mais uns quantos truques sobre apresentações nas mangas.


DEIXA UM COMENTÁRIO