Malta Inspirada!

O que posso aprender hoje?

Redatora com Futuro
20 Março 2023

Eu sou a Catarina e neste artigo, partilho contigo alguns assuntos que tenho explorado e têm feito a diferença na minha vida.

Enquanto estudante de mestrado a preparar uma dissertação, a vida resume-se muito a trabalhar 8 horas por dia e aproveitar o restante tempo para ler artigos, dissertações, escrever, etc. Mas há uns tempos surgiram novos interesses que quero explorar e então desdobrei o meu tempo entre todas as coisas que tenho para fazer e consegui organizar-me para aprender mais sobre alguns tópicos. Posso dizer que me sinto mais livre quando aprendo coisas novas fora da minha área de estudos. Dá-me uma nova perspetiva sobre o mundo e olho com uma visão diferente para as atividades do dia-a-dia.

 

Finanças e Investimentos

Este é, sem dúvida, o tópico que mais tem ocupado o meu tempo ultimamente. Tenho estudado sobre finanças pessoais e investimentos e não imaginava o quão leiga era neste tópico. Aprender sobre este assunto deu-me uma perspetiva macro sobre a minha vida, sobre a qualidade dos meus objetivos e também sobre o meu tempo e dinheiro. Aprendo principalmente com as seguintes pessoas:

- Finanças no Feminino, nomeadamente a Comunidade Mulheres FLI$es (Financeiramente Livres e Independentes) onde disponibilizam aulas de muita qualidade por uma subscrição mensal, trimestral ou anual, e ficamos com acesso ao curso Bases da Organização Financeira;

- Podcast MoneyBar da Bárbara Barroso, é gratuito em todas as plataformas e são verdadeiras aulas também para quem não sabe nada sobre investimentos e finanças;

- Renda Maior da Ariana Nunes, que disponibiliza vídeos muito informativos no Youtube e com ela dei os meus primeiros passos;

- João Zoio, tem vídeos muito informativos e de qualidade no Youtube, aprendi muito com ele sobre investimentos imobiliários.

 

Portanto, com a quantidade de informação gratuita e de qualidade disponível, só não aprende quem não quer.

 

Escrita Criativa

Aventurei-me num curso de escrita criativa e o resultado foi surpreendente. Não só pela qualidade mas também porque nunca pensei sequer que conseguisse escrever alguma coisa de jeito. E a verdade é que saí de lá com a estrutura do meu primeiro livro feita... Recomendo o desenvolvimento destas capacidades que todos temos, e que certamente não serão apenas úteis para o desenvolvimento de trabalhos da faculdade.

 

Yoga

No meu caso, tomei a decisão de me inscrever num centro de yoga da minha vila. No entanto, este tópico pode ser aprofundado online ou mesmo praticado em eventos gratuitos ou no Youtube. Este é um gosto pessoal, mas é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Através do yoga, e do desafio de nos mantermos nos Asanas ou posturas em total desconforto e procurarmos estar confortáveis, é uma bonita metáfora de como estar tranquilo a apresentar um trabalho da faculdade e encontrar algum conforto nessa situação.

 

Estes são os três assuntos que queria partilhar contigo hoje. Um para desenvolver a nossa relação com o dinheiro e começar a investir. Outro para desenvolver a criatividade e a imaginação. E outro para desenvolver o espírito e a mente.


DEIXA UM COMENTÁRIO