Life Hacks

Precisas de ajuda a encontrar um estágio curricular?

Gestora de Comunicação Estratégica - Unlimited Future
11 Novembro 2023

O que é um estágio curricular? 🤔

Um estágio curricular funciona como uma oportunidade para experimentares o mercado de trabalho dentro da tua área de estudos! Geralmente surge no teu percurso por iniciativa da instituição de Ensino Superior que frequentas, por já estar incluído no teu plano de estudos. No entanto, se tal não for o caso, também o poderás fazer por iniciativa própria.

 

Porque é que é benéfico fazeres um estágio? 🧐

Este primeiro contacto com o mercado de trabalho é importante, porque te permite perceber como funciona, na prática, a profissão que pretendes exercer. Deste modo, dando-te a oportunidade de compreender se de facto corresponde às tuas expectativas ou se a tua carreira não deverá passar por aí.

Para além disso, como, hoje em dia, são, cada vez mais, as empresas que procuram profissionais, já com experiência, este estágio pode-te permitir destacar de entre os demais candidatos, na medida em que te proporciona o desenvolvimento de um conjunto de skills que são, altamente valorizadas pelas entidades, empregadoras. Prova disso é que, segundo a Universidade de Aveiro, “(...) a existência de estágios curriculares nos planos de estudos de uma licenciatura tende a reduzir as taxas de desemprego”.

 

Questões de ordem prática:

✔️ Protocolo de estágio

Antes de dares início ao teu estágio, será necessário todas as partes envolvidas assinarem um documento, que explica, detalhadamente, todos os pormenores acerca do estágio. Este documento é muito importante, na medida em que permite salvaguardar os interesses das partes.

 

✔️ Duração do estágio

Se estiveres a fazer o estágio porque a tua instituição de ensino assim o exige, em princípio, o número de horas ou meses mínimo já estará definido no teu plano de estudos. Já se estiveres a fazer o estágio autonomamente, a duração vai depender do que acordares com a entidade que te receber.

De uma forma geral, os estágio duram, em média, entre 3 a 6 meses e podem variar entre full-time e part-time.

 

✔️ Remuneração

Na maioria dos casos, os estágios curriculares não são remunerados. Porém, há entidades que fazem questão de financiar os gastos em que @ estagiári@ incorre, relacionados com transporte e alimentação.

 

✔️ Avaliação

Em algumas situações, @ alun@ só precisa de cumprir o horário para que possa ser avaliad@, sendo-lhe atribuída uma classificação por parte da empresa. Contudo, na maioria dos casos, para além do cumprimento do período mínimo de estágio, @ estudante deve também apresentar um relatório, pelo que a sua avaliação resultará da combinação da nota atribuída pela empresa, com a nota atribuída pelos professores ao seu relatório de estágio.

Claro que se estiveres a realizar o teu estágio por iniciativa própria, não haverá lugar a qualquer avaliação.

 

Onde posso encontrar um estágio curricular? 🤯

A resposta a esta questão é: depende...

Se o teu estágio estiver integrado no teu curso, normalmente é a tua instituição de Ensino Superior que recorre à sua lista de parceiros para te ajudar a encontrar uma oportunidade de estágio. 

Já se o estágio for uma opção tua, por exemplo, para concluíres o mestrado, é comum essa questão ficar à tua inteira responsabilidade. Poderás sempre contar com o apoio do gabinete de carreiras da tua faculdade. Porém, cabe-te a ti encontrar uma entidade que te possa receber.

Este processo, de encontrar uma entidade que te possa receber, pode ser algo desafiante, mas é precisamente por isso que cá estamos para te ajudar, dando-te um conjunto de sugestões que te vão permitir arranjar um estágio "mesmo à maneira":

 

🔵 Gabinete de Carreiras da tua faculdade

O teu primeiro passo passará por descobrir de que forma a tua faculdade te pode ajudar! Nesse sentido, recomendamos-te que comeces por fazer uma visita ao gabinete de carreiras e questiones se têm alguma oferta ou parceria que possam ativar, para que consigas encontrar uma oportunidade de estágio.

 

🔵 Websites de empresas

Se já souberes, ao certo, qual a entidade na qual gostavas de realizar o teu estágio, sugerimos-te que comeces por visitar o seu webiste, para averiguar se existe alguma oferta de estágio curricular disponível. Se não existir, podes sempre enviar uma candidatura espontânea: escreves um email, anexas o teu currículo e a tua carta de motivação e ficas a fazer figas para que te aceitem!

 

🔵 Linkedin

O Linkedin também é uma excelente plataforma para te ajudar nesta missão, visto que é lá que se encontram os profissionais de gestão de recursos humanos das principais empresas nacionais e internacionais. Aproveita esta plataforma para te dares a conhecer: a ti, ao teu currículo e às oportunidades que procuras, mas também, para interagires com os profissionais ou consultar as ofertas que te vão surgindo, sempre alinhadas com tua pesquisa!

 

🔵 Estagiar.pt

Esta é uma plataforma portuguesa especializada em estágios. Aqui podes encontrar, tanto ofertas nacionais, como ofertas internacionais, e ainda, um conjunto de informações relevantes sobre a realização de estágios. Aproveita! 

 

🔵 Talent Bootcamp

O Talent Bootcamp é uma iniciativa da Magma Studio, que reúne centenas de empresas. Inscreve-te para teres a oportunidade de melhorar o teu CV e o teu pitch, mas também, para poderes fazer networking e interagir com profissionais de algumas das maiores empresas que atuam à escala nacional e internacional. Quem sabe se não sais de lá com um estágio garantido!

 

🔵 Websites de emprego

Embora quase todas as vagas que surgem nestes websites sejam, efetivamente, de emprego, a verdade é que também surgem algumas oportunidades de estágio curricular. É uma questão de procurares, pacientemente. A vaga que procuras vai chegar até ti!

 

🔵 Plataforma Talent Portugal

A Talent Portugal conta com uma plataforma na qual podes encontrar mais de 250 empresas que aceitam estágios curriculares. Começa por filtrar a tua pesquisa por área de atuação e área geográfica e, depois, basta acederes à página de cada uma das empresa, para teres acesso aos contactos de carreiras e poderes concluir a tua candidatura!

 

Percorre todas estas opções, fala com amigos, conhecidos e familiares e pergunta-lhes se sabem de alguma oportunidade... Enfim, esgota todos os teus recursos! Se ainda assim, continuar a ser desafiante, sê resiliente! Já dizia Paulo Coelho: "Não desistas. Geralmente é a última chave do chaveiro que abre a porta.”. 🗝


DEIXA UM COMENTÁRIO