Life Hacks

Qual a melhor forma de estudar: Sozinho ou em grupo?

21 Dezembro 2021

Certamente já te perguntaste qual será, de facto, a melhor forma para estudar… A verdade é que não há uma resposta certa! Há quem estude em grupo, há quem apenas prefira estudar sozinho, e há ainda quem opte por um misto de ambas as situações. Analisemos a questão!

Deves ter em conta que tens o teu ritmo e que o estudo individual fomenta a tua visão sobre determinada matéria, uma vez que te ajuda a concretizar o conhecimento adquirido na aula. Contudo, sozinho, vais demorar mais tempo até encontrares ajuda para esclarecer as dúvidas que te vão surgindo (e vais apenas ter a tua visão da matéria, *surge o pânico*).

Vai sempre haver um colega que te pode esclarecer e, eventualmente, tu também a ele, em alguma dúvida que surja. Isto é, a troca de ideias e ensinamentos (e quem sabe, os ditos cujos “truques”) pode ser fundamental para compreenderes determinado assunto e é então que se faz o tal “click” na tua cabeça!

Já para não falar que um bom grupo não deixa desistir ou desconcentrar - a não ser que seja para toda a gente relaxar e entrar na galhofa ao mesmo tempo e nesses momentos, vai sempre existir alguém que puxa todos para a luta outra vez!

Não deves esquecer que, caso decidas estudar em grupo, é necessário estabeleceres com os teus colegas algumas regras. A motivação e empenho tem de partir de todos e todos têm de contribuir para garantir que ninguém se vai distrair ou perder!

Programarem uma hora de início, fim e dos intervalor vai ajudar a manterem o foco e a determinação que precisam para levarem até ao fim a vossa jornada. Se forem apenas para conversar, poderá ser, de facto, um bom momento, mas não vai ser rentável para o estudo.

É normal que as primeiras vezes não sejam as melhores de sempre, mas se todos se esforçarem uns pelos outros e para cumprir as regras que definiram, têm a possibilidade de efetivamente tornar o estudo muito produtivo e frutífero para todos.

Algumas dicas extra para criarem as regras:

- Silêncio pode ser uma das coisas chave (a não ser que seja o momento de discutir ideias, claro!);

- Música só se agradar a todos e deve ser mais ambiente do que outra coisa! Caso contrário, mais vale cada um estar com a sua;

- Estudem partes diferentes da matéria para se ensinarem uns aos outros e depois troquem para garantir que todos os pormenores são absorvidos!

- Façam resumos ou sublinhados de cada parte da matéria, tirem fotografias e partilhem num grupo com todos (convém toda a gente fazer um esforço para ter a letra legível).

 

Sendo que não há uma maneira correta de estudar, experimenta e tira as tuas próprias conclusões sobre a ambiguidade que este tópico pode apresentar. Mantém-te positivo e ativo!


DEIXA UM COMENTÁRIO