Life Hacks

Quarentena: Uma abordagem contraintuiva!

Redator com Futuro
6 Abril 2020

Tendo em conta as circunstâncias atuais, contamos estar por casa nas próximas semanas.

Imagino que queiras aproveitar para fazer tudo o que tinhas em standby, talvez adotar novos hábitos. No entanto, gostava que pensasses, não em revolucionar, mas em preservar a tua rotina.

 

Contraintuitivo? Pensa comigo: quanto mais a aproximares do quotidiano habitual, mais eficiente será a tua adaptação!

 

Hábitos de Sono

Sabemos que como não tens de ir para a escola, à partida não tens de acordar cedo. A tentação de ver só mais um episódio da tua série favorita antes de ir para a cama é grande, verdade?

Ainda assim, o teu organismo está habituado a funcionar em dados momentos e a descansar noutros.

Não alterando drasticamente os teus sonos, mais facilmente manténs a cabeça fresca durante a quarentena e quando regressarmos à normalidade. Agora, se tinhas horas de sono em atraso, por favor aproveita para as pores em dia!

 

Refeições

Inevitavelmente, o que comes tem de se adaptar à quarentena.

Nesta altura, é preciso comer bem, em quantidade e em qualidade, para a tua saúde estar ao mais alto nível. No entanto, se todas as alterações que fizeres forem melhorias, é algo que podes manter a longo prazo e que melhora o teu bem-estar.

Afinações à parte, continua a fazer o que já fazias. Se sexta à noite era jantarada com o pessoal, então mega videochamada! Agora não tens a desculpa de te levarem a um restaurante fast food.

 

Move it!

Parece que não, mas com um pouco de dedicação e criatividade, é possível treinar em casa!

Quer costumes ir ao ginásio, quer queiras começar a mexer-te mais, o que importa é dar continuidade, agora e mais tarde.

Dito isto, há treinos caseiros para todos os gostos. Se não sabes por onde começar, experimenta as Dicas do Salgueiro, que todos os dias te convida a treinar com ele em direto da sua sala. Fica a dica.

 

Estudar

O conforto de estares em casa pode dar-te a sensação de férias. Ainda assim, é importante manter a matéria em dia.

Já sabes o quanto custa recuperar a produtividade depois do Verão.

Basta seres consistente para tudo o que aprendeste continuar fresquinho na tua cabeça. Assim, quando for altura de regressar, tens meio caminho andado e não te apanham na curva!


Notícias

Durante esta crise de saúde pública, é evidente que as notícias merecem a tua atenção.

Deves informar-te através de fontes fidedignas, tais como RTP, SIC, TVI, DGS ou OMS (cuidado com as fake news!).

Mesmo assim, o teu habitual provavelmente já é suficiente para estares a par. Se já costumavas ver as notícias à refeição ou algo do género, não troques o teu livro, o teu filme, a tua série, etc. por mais uma hora de notícias.

Keep it cool!

 

Quando fazes o mesmo caminho para casa milhentas vezes ao longo do tempo, tudo parece familiar e natural. No entanto, quando decides seguir uma rota diferente, algo em ti te diz “wow, alguma coisa está fora do lugar”.

Com a tua rotina acontece o mesmo. Quanto melhor e mais sustentável for o teu “caminho”, mais eficiente será a viagem! Assim, aproveita para fazeres algo que tinhas na tua bucket list, mas proponho-te o seguinte.

 

Antes de começares a aprender três novos idiomas, a treinar como o Arnold Schwarzenegger e a papar todas as séries a que a tua subscrição da Netflix te dá direito, pergunta-te: quero manter isto a longo prazo?


DEIXA UM COMENTÁRIO