Saber coisas nunca fez mal!

Sabias que podes ser inteligente de 8 maneiras diferentes?

30 Janeiro 2021

Há uma realidade que me assistiu duranto todo o meu período escolar e não creio que tenha mudado assim tanto nos últimos anos: A maioria dos estudantes não gosta da escola! Também já fiz parte da comunidade que partilha este desprazer, e só recentemente algo dito por um professor me fez repensar a escola como ela é.

Durante uma aula, expôs a realidade de que a escola universal e gratuita é algo relativamente recente, e que só nas últimas décadas este ideal se tem concretizado com maior sucesso. Antes dos anos 50, era um ambiente partilhado apenas pelos filhos da elite, e foi através de investimentos maçicos na democratização da educação (o valor da educação gratuita e para todos) que este fenómeno gradualmente se foi alterando.

Nós, jovens, nascemos já num período em que a escola é mais uma obrigação do que propriamente uma oportunidade de termos uma vida melhor. O que muitos de nós não sabemos é que a inteligência é diversa e multidimensional. Howard Gardner definiu, na sua teoria das inteligências múltiplas, que existem de facto não uma, mas oito dimensões diferentes de inteligência! 

Por isso, se já alguma vez foste apanhado pelo diabinho que te diz que não és bom na escola e por isso não és inteligente, manda-o passear! Porque a questão nunca foi se és inteligente ou não, porque certamente o és, e todos somos. A questão é que na escola trabalhas mais dois tipos das oito inteligências englobadas na mente humana, a lógica e a linguística. Lê a lista em baixo e certamente irás identificar quais são os tipos de inteligência onde és mais fluente:

Inteligência espacial
Noção de espaços, construções e figuras somente de olhar para ele/as. É mais desenvolvida nas profissões de engenharia, escultores, pintores, arquitetos e pilotos.

Inteligência corporal
Representa uma enorme capacidade de utilizar e controlar o próprio corpo como ferramenta, em equilíbrio, flexibilidade, velocidade e coordenação, como é o caso de bailarinos, artesãos, cirurgiões, atletas, etc. 

Inteligência Musical
Esta é auto explicativa, pessoas com um “bom ouvido”, que têm facilidade em identificar instrumentos e notas, em criar música, etc... Pessoas com esta inteligência altamente desenvolvida singram normalmente em carreiras que involvam música ou produção musical.

Inteligência Linguística
É caracterizada pela enorme facilidade em compreender e aprender várias línguas, fluidez a escrever  e encontrar palavras que rimam, por exemplo. Está altamente desenvolvida em escritores, jornalistas, poetas, palestrantes e tradutores, por exemplo.

Inteligência Lógico-Matemática
Tal como foi acima escrito, é uma das  principais inteligências trabalhadas na escola convencional, e engloba o campo da matemática, do raciocínio lógico, utilizar fórmulas e interpretar símbolos. As melhores profissões para pessoas com esta inteligência muito desenvolvida envolvem matemática, investigação científica e engenharia.

Inteligência Interpessoal
É facilmente observável em políticos, líderes religiosos e vendedores de todos os tipos, que são profissões que requerem carisma e facilidade em comunicar e de se relacionar com os outros. Faz-te lembrar um certo amigo com uma boa conversa, certo?

Inteligência Intrapessoal
Alguém com um alto nível de inteligência intrapessoal é alguém que naturalmente consegue reconhecer e lidar com as suas próprias emoções. Possíveis profissões para pessoas com estas capacidades passarão pela psicologia, sociologia, escrita e/ou filosofia.

Inteligência Naturalista
Por fim, a última inteligência é a Naturalista, que diz respeito à sensibilidade de classificar plantas, lidar com animais e analisar o meio ambiente. Esta está particularmente desenvolvida em geólogos, biólogos e, por exemplo, ecologistas. 

 

Não deixes que te digam que não és bom o suficiente só por não seres o melhor aluno da turma. Estás em boa altura para aprenderes a reconheceres os teus talentos, investires neles, e tornares-te um mestre não no que achas ou te dizem que deverias ser, mas naquilo que realmente és!
 


DEIXA UM COMENTÁRIO