Life Hacks

Será que sabes quando parar?

Redatora com Futuro
27 Julho 2020

Churrascos, arraiais, queima das fitas, semana do caloiro… Para além das longas horas de estudo, a vida académica passa pela diversão e o convívio. E, muitas vezes, aliado à diversão, vem o álcool.

 

Nada melhor que um ou dois copos (ou três) para desinibir emoções e libertar a tensão acumulada durante a época de exames, sobretudo com as férias a chegar! Mas será que sabes quando parar?

No ambiente universitário, é bastante comum o consumo de álcool, e muitas vezes exagerado. É importante saberes como o teu organismo reage a bebidas alcoólicas, conheceres bem os teus limites e, acima de tudo, que não te deixes influenciar pelo teu grupo.

Existe uma aplicação que te pode ajudar. A app WatchDrink, desenvolvida por quatro estudantes da Universidade de Coimbra, foi criada com o intuito de encontrar uma nova forma de prevenção ao consumo de álcool - provando mais uma vez que o Ensino Superior não tem de ser só festas ou estudar e que podes ativamente contribuir com os teus conhecimentos para a sociedade!

Tinha o objetivo inicial de tornar as noites académicas mais agradáveis, tendo-se estendido por todos aqueles que querem beber de uma forma responsável.

Quando abrimos a aplicação, aparece-nos a frase Know your limits. Depois de especificarmos o nosso peso e género, selecionamos a bebida e a hora em que a consumimos, bem como o tamanho e o número de copos. Com estas informações, é calculada a taxa de alcoolemia.

Para além disto, a app disponibiliza informações sobre as repercussões do consumo abusivo e os utilizadores vão recebendo avisos sobre a influência do álcool de acordo com a TAS que apresentam no momento – surge um aviso vermelho no ecrã quando é ultrapassado o limite legal.

Para já a aplicação existe apenas para Android e deverá receber atualizações brevemente para alguns ajustes e correção de erros.

Bebe sempre de forma responsável e tira proveito dos melhores dias da tua vida!


DEIXA UM COMENTÁRIO