Mercado de Trabalho

Soluções para a entrada no Mercado de Trabalho: Começar cedo a ter experiências enquanto profissional!

25 Setembro 2020

O objetivo deste artigo é responder às questões que normalmente a malta levanta quando pensa em como diferenciar-se no Mercado de Trabalho, portanto, vieste ao sítio certo se é essa a tua dúvida.

Hoje em dia, mais do que nunca, vão ser as tuas soft skills que te vão distinguir dos restantes candidatos. Sim, é mesmo isso!

Provavelmente, depois desta introdução, a pergunta que te surgiu foi “Então e a minha formação académica? Não vale nada?” e a nossa resposta a isso seria: “Vale, claro que vale!”, mas atualmente já é a exigência mínima da grande maioria das áreas.

Num contexto em que praticamente todos os candidatos a uma determinada vaga apresentam uma formação-base semelhante, é fundamental contares a tua história de forma cativante e explicando as diferentes atividades em que participaste durante a tua vida académica.

As hard skills são vistas agora como algo essencial, mas não é por isso que irás ser selecionado. Porque, tal como dissemos em cima, tu tens e os outros candidatos têm-nas também!

O que te vai diferenciar são as tuas competências comportamentais. Competências como, por exemplo: proatividade, espírito de sacrífico, adaptabilidade e capacidade de trabalhar em equipa.

E de onde aparecem estas competências comportamentais? Há muitas delas que são intrínsecas à personalidade e educação de cada um, outras nem por isso. Independentemente da sua proveniência, um recrutador dificilmente conseguirá extrair isso de forma imediata, portanto, o truque está em ter experiência que comprove essas competências.

Alguém que já esteve no mundo do associativismo, ou que fez voluntariado, workshops/programas Unlimited Future, desporto federado ou atividades musicais, estará sempre à frente de alguém que esteve apenas focado nos resultados dos exames.

Agora que já sabes por onde deves ir e o que te pode ajudar a destacares-te, se calhar está na altura de começares a trabalhar no aprimoramento do teu currículo, assim poderás aplicar esta dica e fazer com que ele revele cada vez melhor o teu potencial e capacidade enquanto profissional.

Se já seguiste todas as dicas e já estás pro em CVs, então está na altura de olhares para Cartas de Motivação! São extremamente pessoais e umas vezes são exigidas, outras não, mas podem representar uma vantagem competitiva também!


DEIXA UM COMENTÁRIO