Mercado de Trabalho

"Teletrabalho": O que o torna possível?

Editor Unlimited Future
27 Março 2020

COVID, estado de emergência, trabalhar/estudar a partir de casa. O que é que isto tudo significa? Que os nossos operadores de internet vão sofrer. No entanto, não é com eles que estamos preocupados, mas contigo e com garantir que tens as melhores ferramentas disponíveis para utilizar durante este período.

 

Ora bem, se todos estamos a usar a internet ao mesmo tempo e se não houver largura de banda para toda a gente, o que é que vai acontecer? É possível que comeces a notar uma inferior disponibilidade de rede ou uma ligação mais instável.

Por isso mesmo é que existe a versão de HTML do Gmail. Para que possas consultar o teu e-mail independentemente de estares com a net mais lenta!

 

Melhor, melhor, é quando estás a verificar o que é que tens na caixa de entrada. De repente, vês um e-mail de um professor a dizer para fazeres um trabalho de grupo sobre um determinado tema.

Antes de te espumares todo porque pode parecer inconcebível fazer um trabalho de grupo em quarentena, analisa a plataforma Zoom Meetings. É uma ferramenta videochamadas que temos usado para as nossas reuniões e workshops!

Se nós conseguimos mostrar “Who’s the Boss?” ou que "Se pudesse vendia a minha mãe!" à malta através desta plataforma, tu também vais conseguir fazer o trabalho de grupo! Tem em atenção que a versão free permite-te, apenas, 40 minutos de videoconferência, caso existam mais do que 3 participantes.

 

Há alguma pessoa do grupo que não consegue reunir? Consegue escrever? Nesse caso, temos para vocês o Mindmeister.

Permite que cada um envie sugestões. Estas ficam visíveis para todos em formato de balão, para que depois, ao analisar de um ponto de vista global, consigam ver de que forma é que estas ideias se podem ligar umas às outras.

 

Isto é tudo muito bonito, mas como é que vais dividir as tarefas e estruturas as ideias todas que resultarem da reunião? Também temos solução para isso. Chama-se Trello.

Funciona como se fosse uma parede onde pões post-its com o que tens para fazer. A diferença é que nestes post-its podes colar imagens, introduzir checklists, deadlines, links ou até mesmo questionários.

 

Já está tudo definido e já passaste para a parte da ação. Não consegues concentrar-te porque a quantidade de lives, house parties e memes que são publicados por dia é chocante e são todos tão bons…

Problema resolvido! Se tens iOS, o Serene pode ser a solução para ti. Defines um objetivo dividido em tarefas e a App bloqueia-te as distrações (Twitter, Youtube, etc.) para te manter focado.

Se sentes falta da natureza, quer sejas iOS ou Android, tens o Forest. É como um jogo.

Tens uma árvore a crescer enquanto estás em pausa, quando retomas o trabalho, se fores a outros sites ou aplicações a árvore morre. Vais mesmo matar a Floresta?!

 

Quando tudo estiver terminado, não te esqueças de incentivar os teus colegas a deixar aquela recomendação estratégica no LinkedIn. Assim, aproveitas para estimular o teu networking e nunca se sabe quando é que vai dar jeito para impressionar um recrutador!

 

Se todas estas sugestões não te chegam, vê o site que o Governo disponibilizou com todas as plataformas que se encontram gratuitas atualmente.


DEIXA UM COMENTÁRIO