Arregaça as mangas!

Temos muito trabalho a fazer

15 Março 2022

Para começar, vê este pequeno vídeo:

 

“Nós temos muito trabalho a fazer! Nós podemos fazer duas coisas a respeito: chorar ou dançar. Nós fomos feitos para sermos magníficos!” Não diria melhor, Kid President! Quantas vezes preferimos criticar ao invés de fazer melhor? Quantas vezes esperamos que os outros façam por nós? Levanta-te, não deixes que os outros façam por ti. 

 

De facto, é nesta filosofia que me baseio enquanto cidadã do mundo. A dada altura, no meu 11º ano, questionei-me se estava no curso certo, o que devia seguir na faculdade e se um dia teria oportunidade de trabalhar no meu país enquanto economista. Como aluna, sempre dei o meu melhor. Esforço, empenho, persistência e talento são palavras-chave para o sucesso. Obviamente que a percentagem correspondente à transpiração, à nossa dedicação é muito mas muito maior do que a percentagem que diz respeito ao talento para atingirmos o sucesso. Mas afinal o que é o sucesso? Difere de pessoa para pessoa. Para uns pode ser ir passar férias três vezes por ano, para outros pode ser ter estatuto social ou ganhar muito dinheiro.

 

Primeiro, é fundamental criarmos uma imagem na nossa mente daquilo que queremos, perguntando-nos sempre “Para quê? Para que é que quero ser médico? Para ganhar muito dinheiro? Valerá a pena? Não haverá outras formas de ganhar muito dinheiro? Ou para me sentir realizado, uma vez que adoro ajudar os outros?”. Depois, já será mais fácil percorrermos o caminho até lá. E de uma coisa eu tenho a certeza: sucesso é mais atitude do que aptidão!

 

Efetivamente, sempre tive muita força de vontade, gosto de fazer mais e melhor e, por isso, decidi candidatar-me ao cargo de Jovem Autarca (a autarca mais jovem do país). Esta posição permitiu-me não só ajudar os outros, realizar projetos inovadores, marcar a diferença no meu concelho, como também desenvolver as minhas competências comunicativas e a minha capacidade de liderança uma vez que não trabalho sozinha. Conheces algum projeto interessante dinamizado pela tua escola, pela câmara municipal do teu concelho ou por outra entidade? Inscreve-te! Cada um de nós pode fazer a diferença, seja de que forma for, e todos deveríamos pelo menos tentar.

 

Candidatei-me ao cargo de jovem autarca, acreditei, trabalhei e consegui. No entanto, estou ciente de que nem sempre é fácil atingirmos os nossos objetivos. Muitos obstáculos aparecerão pelo caminho e, por isso, é essencial não perdermos a motivação e mantermo-nos focados nos nossos objetivos. A habilidade é aquilo que somos capazes de fazer, mas só a motivação determina aquilo que realmente fazemos e a nossa atitude determina o quão bem fazemos.

 

Todos temos sonhos. Em criança sonhamos ser astronautas, pintores, casar, ter filhos… E quando crescemos muitos destes sonhos permanecem connosco. Saber aquilo que queremos é apenas o ponto de partida para muitas outras buscas. Quais são os teus planos? Como chegar lá? Ficar parado não é uma opção. Sonha e procura a concretização dos teus desejos porque somos todos capazes de ser e fazer.


DEIXA UM COMENTÁRIO