Arregaça as mangas!

Um dos talentos escondidos que determina o sucesso!

Redatora com Futuro
2 Fevereiro 2022

Atualmente vivemos num mundo mega globalizado. Bens, pessoas e serviços movimentam-se com muita facilidade para qualquer parte do mundo.

Conhecer os hábitos culturais e a forma de estar de pessoas de outros países pode ser uma tarefa complicada, mas que é cada vez mais importante para as empresas, devido à cada vez maior internacionalização.   

 

O teu currículo e o teu QI, atualmente, não são os únicos fatores que determinam o teu sucesso tanto a nível pessoal como profissional. Hoje em dia, é também importante trabalhar uma área um pouco diferente, conhecida como Inteligência Cultural.

A Inteligência Cultural são pequenas alterações de comportamento que contribuem para estabeleceres um melhor diálogo e relação com uma pessoa de uma cultura diferente.

 

Como atualmente vivemos num mundo tão globalizado é normal encontrarmos pessoas de culturas diferentes em vários locais e o facto de estarmos dispostos a adaptar a nossa forma de estar e conversar pode ser uma grande mais valia.

O teu nível de inteligência cultural pode ser medido em quatro parâmetros:

  • Drive: é medida a motivação que tens para aprenderes sobre outras culturas:
  • Knowledge: determina a forma como compreendes as diferenças culturais que podes enfrentar;
  • Estratégia: examina como entendes estes confrontos/diferenças e o quê e como aprendes com eles;
  • Ação: avalia se és capaz de te adaptar, a nível comportamental e linguístico, a outras culturas (como se fosses um camaleão humano). 

Alguém que tenha um nível baixo de inteligência emocional pode compreender erradamente o comportamento de alguém de uma cultura diferente e gerar um conflito.

Deste modo, torna-se tão importante para as empresas que os seus colaboradores desenvolvam esta competência, para que em situações de clientes internacionais o diálogo e interação sejam o mais agradáveis possível. 

 

Este tipo de inteligência pode (e deve) ser treinado, estando em contacto com pessoas de outras culturas, viajando e conhecendo pessoas e locais novos.

Cada vez mais as competências culturais são tidas em conta pelas empresas como um fator eliminatório importante.

 

Tenta desenvolver a tua inteligência cultural tendo experiências diferentes com pessoas de culturas diferentes e, claro, não te esqueças de o destacar no teu currículo.


DEIXA UM COMENTÁRIO