Aprovado estatuto Estudante-atleta para universitários

Luís Vicente
Editor Unlimited Future
25 Janeiro 2019

Ainda não se sabe quando entra em vigor mas foi aprovado esta quinta-feira o decreto-lei que prevê o estatuto do estudante atleta. Entre os benefícios do mesmo destacam-se "a relevação de faltas, a alteração de datas de avaliações, a prioridade na escolha de horários e a possibilidade de requerer a realização de exames em época especial", pode ler-se no comunicado da reunião de Conselho de Ministros.

O mesmo documento não trará novidades para os atletas de alto rendimento ou que integram com regularidade selecções nacionais, que já usufruíam das vantagens acima mencionadas. Contudo "é chegado o momento de alargar o apoio a outros estudantes atletas, contribuindo para a melhoria da conciliação dos planos de estudo, de treino e de competição de jovens que pretendam um envolvimento em prática desportiva no quadro da organização do desporto no ensino superior", refere o mesmo documento.

O Ministério da Educação sublinhou o impacto do estatuto na acessibilidade à prática desportiva, tratando-se assim de um "estímulo, sem precedentes, para o envolvimento dos estudantes em actividades desportivas em representação das suas instituições do ensino superior."


DEIXA UM COMENTÁRIO