Estudantes atuam contra o corte de vagas no Ensino Superior em Lisboa e Porto

Luís Vicente
Editor Unlimited Future
2 Julho 2018

A Federação Académica do Porto (FAP) insurgiu-se contra a já conhecida e aprovada medida do governo em limitar as vagas nas grandes cidades com o intuito de as aumentar no interior do país. A organização vai pedir à Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, um parecer na matéria.

"A participação feita pela FAP, no final da semana passada, tem por base o facto de o Governo não ter consultado os estudantes antes da publicação do despacho", começa por explicar o jornal Público. A FAP apoia-se no facto de o Regime Jurídico do Associativismo Jovem impor a participação dos estudantes “na elaboração da legislação sobre o ensino superior”, pelo que os estuantes do Porto consideram que o ministro Manuel Heitor violou a lei", cita o mesmo jornal.

A medida “não vai ter o impacto que o legislador quer que tenha”, considera João Pedro Videira, ao Público, porque “não é por decreto que se levam os estudantes do litoral para o interior”. “Há outros fatores que não estão a ser tidos em conta."

Recorda-te de que a medida ficou conhecida em maio e na altura gerou bastante controvérsia, com a comunidade académica a ficar dividida entre os efeitos reais do projeto.


DEIXA UM COMENTÁRIO