Imp!act, o programa que contribui para um futuro sustentável

Luís Vicente
Editor Unlimited Future
26 Março 2018

Terminou este fim-de-semana mais um programa Imp!act, powered by Euforia, que ajudou cerca de 20 jovens preocupados com a sustentabilidade a arranjar ferramentas para prolongar essa mentalidade a mais pessoas. Como? Através de ideias de negócio que permitam que mais pessoas se apercebam da quantidade de desperdício que praticamos na nossa sociedade.

Durante quatro dias os participantes puderam conhecer-se, trocar experiências e desenvolver ideias de negócio com o intuito de as colocar em prática a curto prazo. Uma dessas ideias é o Espaço Utópico, ou Louco, "ou qualquer coisa assim", começou por nos explicar Gonçalo Soeiro. O nome ainda não está fechado e é normal que assim seja: "Tive esta ideia ontem e toda a gente está a gostar dela."

Trata-se de um restaurante com "alimentação vegan, com espaço para música erudita, gipsy, ou para outros artistas que queiram tocar e cantar. Mas nada de temas comerciais". Na utopia do espaço também haverá tempo a dedicar para a solidariedade: "Queríamos também ter uma parte de recolha de bens para dar a instituições", explicou.

À medida que fomos conversando com Gonçalo mais "louco" se tornava o conceito. Com o financiamento a ser uma das maiores barreiras, o português que durante 10 anos trabalhou em hotelaria e turismo apresentou soluções para contornar o problema: "Poderíamos construir o espaço com a ajuda da comunidade. Não temos, alguém traz de casa." 

Outra das ideias debatidas no Imp!act Lisboa 2018 foi um serviço de consultoria para quem se quer tornar agricultor. Virado para os jovens, também a população mais idosa seria um público-alvo, mas esta será "mais difícil de trabalhar", devido à resistência à mudança. No total foram cinco ideias de projetos novos, sempre ligados à sustentabilidade e à mentalidade de fazer o mínimo desperdício possível. 

Imp!act Lisboa 2010

DEIXA UM COMENTÁRIO