Prémio literário Manuel Alegre: 2.000€ e uma edição para qualquer estudante do Ensino Superior

Maria Santos
Redatora com Futuro
15 Março 2021

No dia 19 de fevereiro foi anunciado pela Associação Académica de Coimbra (AAC) um novo prémio literário para todos os alunos do ensino superior português, que procuram desvendar o seu talento e crescer enquanto escritores

O prémio literário homenageia o escritor Manuel Alegre, vencedor do Prémio Camões em 2017, e tem por objetivo incentivar a criação de obras literárias pelos mais jovens. Serão destacadas, no total, seis obras editadas, sendo que aquela que ficar em primeiro lugar terá, também, direito a dois mil euros (2000€). 

As obras deverão ter entre quinze mil a trinta mil caracteres e possuir uma sinopse e autobiografia, de acordo com regulamento oficial disponibilizado pela AAC. As candidaturas decorrem até ao dia 26 de abril e a entrega dos prémios está prevista para dia 31 de maio, caso a situação epidemiológica assim o permitir. 

No painel de jurados encontram-se o escritor Manuel Alegre, o atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, o presidente da AAC, João Assunção, a professora catedrática especialista em literatura em literatura portuguesa do século XX, Clara Rocha, o poeta e crítico José Manuel Mendes, e o antigo deputado e ministro da Justiça, Alberto Martins. 

A primeira edição do prémio literário conta com o apoio do banco Santander, grupo Leya, grupo Almedina e, ainda, com alguns setores académicos da Universidade de Coimbra, como a secção da escrita e jornalismo. 


DEIXA UM COMENTÁRIO