Recorde de candidatos, recorde de pagamentos de bolsa!

Francisco Oliveira
Editor Unlimited Future
28 Dezembro 2021

Nos últimos dois anos, sem ninguém saber explicar exatamente porquê, as dificuldades das famílias aumentaram devido à pandemia – houve despedimentos, dificuldades financeiras, etc. Contrariamente – talvez, devido à extinção de alguns postos de trabalho, considerados precários, talvez devido às mudanças nos cálculos da média ou às mudanças na estrutura dos Exames Nacionais –, as candidaturas ao Ensino Superior dispararam (justificando o cumprimento das metas europeias de escolaridade até 2025) e consequentemente as candidaturas às bolsas de ação social também.

 

Quantos pagamentos já aconteceram? Quando é que vou receber?

Durante o ano anterior, o processo de atribuição e renovação de bolsas foi consolidado e simplificado, o que se traduz atualmente numa vertiginosa velocidade de análise e pagamento comparativamente a outros anos. Neste momento, estamos no final do 1º semestre, já foram analisadas 80% dos processos nas instituições públicas e cerca de 60.000 em 61.000 estudantes já recebeu um primeiro pagamento. Isto significa que se já recebeste alguma coisa, está perfeito, se não recebeste, talvez devas ir verificar se tens de entregar algum documento ou se ainda está em análise!

 

Quantos candidatos houve afinal?

Nos documentos estatísticos da Direção Geral de Ensino Superior, a outubro de 2020, o último documento disponibilizado, havia um total de 98.000 candidatos – cerca de 84.000 através do ensino público e 14.000 através do ensino privado – à bolsa de ação social. Agora, em 2021, já foi ultrapassada a marca dos 100.000 – cerca de 87.000 pelo público e 14.000 pelo privado.

Destes candidatos, cerca de 24.000 em 2020 já sabiam que não iam ter direito a bolsa, apesar da flexibilização dos critérios decretada pela DGES. Agora em 2021, apenas cerca de 12.000 requerimentos foram negados e 24.000 candidaturas encontram-se ainda em análise (9.700 das quais por falta de documentação).

Por norma os pagamentos da bolsa iniciam-se sempre cerca de 15 dias após receberes o resultado no teu e-mail. No site da DGES podes ver mais informações sobre os pagamentos das candidaturas de 2021.

 

Porque é que há tantas rejeições?

Em 2021, cerca de 49% dos candidatos foi excluído por excesso do limite do rendimento per capita (por pessoa) e cerca de 25% por falta de aproveitamento no ano anterior, o que fez com que vissem a renovação da bolsa negada. Se queres evitar este tipo de situações, verifica as condições para ter ou renovar a bolsa de ação social da dges.

 

Fica atent@ ao nosso site e às redes sociais para estares sempre a par de todas as notícias sobre as temáticas mais importantes para ti!


DEIXA UM COMENTÁRIO