Ministro do Ensino Superior defende mais cursos de curta duração

Mafalda Mártires
12 Janeiro 2021

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca a necessidade da diversificação na oferta em cursos curtos e cursos pós-graduados, tanto em universidades como em politécnicos, considerando o “Verão com Ciência” um exemplar.

            A iniciativa “Verão com Ciência”, disponibilizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia,  possibilitou o desenvolvimento de várias escolas, envolvendo 21 instituições e concedendo 1078 bolsas. Com o sucesso escolar do programa, Manuel Heitor garantiu a continuidade na diversificação da oferta formativa neste novo processo do ensino superior, no qual “a pandemia veio acelerá-lo e intensificá-lo”.

            Como procede o Observador, para Manuel Heitor é importante a criação de novos cursos no ensino superior e principalmente “formas diversificadas de aprender à noite o ao fim de semana”, abrindo a possibilidade de um estudante tirar uma disciplina noutra faculdade ou noutra escola. Num ambiente em que a mudança tecnológica está a acelerar, realça que esta oferta de formação mais curta é importante para a formação ao longo da vida, na medida em que “é preciso converter, atualizar competências”, considerando que a experiência no verão veio alertar “a necessidade intríseca sobre formas diferentes de aprender e ensinar”.

 

 

 

Foto: Expresso

DEIXA UM COMENTÁRIO